Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12045

Title: Os mediadores artístico-expressivos na promoção da interacção social. Uma intervenção com quatro crianças com perturbações do espectro do autismo
Authors: Simões, Marta Alexandra Bastos
Advisors: Santos, Maria Graça Duarte
Pinto, Contança Maria Sacadura da Silva
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Várias investigações referem os indivíduos com PEA, como particularmente receptivos e responsivos, a intervenções com mediadores artístico-expressivos (Epp, 2008; Elkis-albuhoff, 2008). Esta investigação decorreu em 20 sessões semanais e individuais de 45 minutos com quatro crianças com PEA em contexto escolar, tendo como objectivo estudar o comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto visual, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pelas crianças participantes. Procedeu-se à recolha dos dados através da aplicação pré e pós-intervenção dos instrumentos CARS e ABC. Ao longo das sessões recorreu-se à Escala de Avaliação do Comportamento da Criança e ao estudo da grelha categorial para análise dos registos videográficos. Após análise qualitativa dos dados, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente no aumento da utilização dos reguladores da interacção social (categorias proxémia, contacto físico e visual, utilização do gesto e expressão facial) e numa redução dos comportamentos específicos de PEA; Abstract: Artístic-expressive mediators on Social Interaction Promotion An intervention with 4 children with Autism Spectrum Disorders Several investigations refer individuals with ASD, as particularly receptive and responsive to interventions with artistic-expressive mediators (Epp, 2008; Elkis-albuhoff, 2008). Research was performed in 20 individual and weekly sessions of 45 minutes each with four children with ASD in school context, with the purpose of study the nonverbal behavior and the use of social interaction regulators (eye contact, facial expression, gesture, proxemics, vocalizations) of the participating children. The data was collected via pre-intervention and post-intervention of CARS and ABC instruments. Throughout sessions and, in order to analysis video records, it was used the Rating scale of child behaviour and the study of categorical grid. After qualitative analysis, there were positive developments in children's behavior, namely in the increased use of social interaction regulators (categories proxemics, physical and visual contact, use of gesture and facial expression) and a reduction in specific behaviors of PEA.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12045
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
instrumento de avaliação_final.pdf126.68 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf87.23 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf127.32 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf86.25 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.83 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.71 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf86.1 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.88 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf82.4 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.9 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf81.23 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.77 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf84.18 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf84.04 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf91.08 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf87.15 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf85.14 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf86.08 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf121.85 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf83.77 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf121.99 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf85.09 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf121.74 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.54 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf84.27 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.75 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf84.14 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf85.01 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf84.06 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf83.69 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf82.09 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf121.77 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf82.05 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.96 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf89.01 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf84.04 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf91.08 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.73 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf81.48 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf82.92 kBAdobe PDFView/Open
instrumento de avaliação_final.pdf83.75 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf97.33 kBAdobe PDFView/Open
Solicitação de autorização escola.pdf90.29 kBAdobe PDFView/Open
Solicitação de autorização aos pais.pdf68.18 kBAdobe PDFView/Open
Solicitação de autorização aos pais.pdf68.18 kBAdobe PDFView/Open
Grelha Categorial.pdf31.89 kBAdobe PDFView/Open
Escala de registo do Comportamento.pdf80.79 kBAdobe PDFView/Open
Autorização Escola.pdf219.96 kBAdobe PDFView/Open
Anexos.pdf102.67 kBAdobe PDFView/Open
Resumos.pdf10.05 kBAdobe PDFView/Open
Índice.pdf127.5 kBAdobe PDFView/Open
Folha de Rosto.pdf181.12 kBAdobe PDFView/Open
Dissertação.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois