Todos os direitos de autor/copyright são do(s) autor(es), a menos que este(s) os tenha(m) transmitido/cedido a terceiros de modo formal e explícito (como geralmente acontece na publicação em revistas científicas internacionais). As condições em que o(s) autor(es) cedem os seus direitos a terceiros (geralmente aos editores) são variáveis. Em muitos casos elas continuam a permitir o auto-arquivo de uma cópia do trabalho em servidores institucionais ou pessoais.
A simples publicação de um trabalho (nas actas de uma conferência, numa revista, etc.) sem essa explicita transferência de direitos não afecta a integridade dos direitos do(s) autor(es), nomeadamente o direito de auto-arquivar(em) o seu trabalho em repositórios, ou de o difundirem por outros meios.
Poderá obter informação acerca das políticas das editoras e revistas no serviço RoMEO do Sherpa project. Obtenha mais informações sobre o Sherpa project aqui. As listagens que são facultadas classificam as políticas de copyright e auto arquivo de editoras e das suas publicações através de códigos de cores, apresentando um sumário genérico das condições e contendo ligações para os websites das editoras.
Poderá consultar estatísticas actualizadas acerca das políticas das editoras, sugerir eventuais correcções ou recomendar a inclusão de outras. Poderá ainda solicitar autorização à editora para auto-arquivar o seu documento, se não conhecer a sua política, não se lembrar da declaração que assinou e/ou se o documento que quer depositar já tenha sido publicado há muito tempo.