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http://hdl.handle.net/10174/14884
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Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes |
Authors: | Mestre, Célia Patrícia Teixeira |
Advisors: | Charréu, Leonardo |
Keywords: | Ilustração Pensamento crítico Narrativa visual Literacia visual Illustration Critical thinking Visual narrative Visual literacy |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Propor ao aluno formas de valorização do pensamento crítico em
relação a si e ao que o rodeia foi um dos referenciais para a
Prática de Ensino Supervisionada descrita neste documento.
Ao longo deste relato de experiência pedagógica, a tónica
manteve-se nas competências relativas à capacidade do aluno
para definir planos de trabalho com vista à solução dos
enunciados propostos. Os alunos foram motivados para o
desenvolvimento de competências que lhes permitiram delinear
previamente objectivos a atingir, desenvolver mecanismos de
autonomia na resolução de problemas, equacionar soluções e
avaliar processos e resultados.
Para as práticas pedagógicas aqui descritas propôs-se preparar o
aluno para a criação de metodologias de trabalho - individual e de
grupo – fomentando a sua autonomia e segurança para que as
possa reproduzir e aplicar noutras aprendizagens e desempenhos; ABSTRACT:Propose ways of valuing the student's critical thinking about
themselves and what surrounds them was one of the benchmarks
for the Supervised Teaching Practice described in this document.
Throughout this report of teaching experience, the focus remained
on the skills and the ability to define work plans that seek for
solutions for assigned tasks. Students were encouraged to develop
skills that allowed them to draw objectives in advance, to develop
mechanisms of autonomy in solving problems, to consider
solutions and evaluate processes and outcomes.
The pedagogical practices described herein were meant to prepare
the students for the establishment of working methods - individual
and group - encouraging their independence and self-assurance so
they apply them in other learning and accomplishments. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14884 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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