|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12188
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja |
Authors: | Marques, Patrícia Alexandra Bernardo |
Advisors: | Costa, Paulo |
Keywords: | Ensino-aprendizagem Reflexão Aluno Professor Currículo Metodologias Competências Avaliação Formação Estratégias Teaching-learning Reflection Student Teacher Curriculum Methodologies Skill Evaluation Formation Strategies |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente Relatório, denominado Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no
ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3.ºCiclo de Diogo de Gouveia, em Beja, tem
como base o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo. Neste relatório são apresentadas
algumas metodologias teórico-práticas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, as
orientações curriculares seguidas na preparação das aulas bem como na sua execução, as
estratégias utilizadas na avaliação das aprendizagens dos alunos, e ainda uma avaliação da
prática lectiva levada a cabo ao longo do ano lectivo. Sendo a reflexão um elemento crucial em
todo o processo de ensino-aprendizagem, pretendemos apresentar uma componente reflexiva
sobre todos os elementos condicionantes no exercício da profissão, tendo sempre em vista uma
melhoria na forma como as competências são desenvolvidas no aluno, visando ainda o
contributo para a sua formação enquanto indivíduo numa sociedade de pertença.
Tendo como suporte o Decreto-Lei n.º241/2001, e partindo dos aspectos referidos
anteriormente, serão exploradas cinco áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a
planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; a
participação na escola, e o desenvolvimento profissional; Abstract:
This report, entitled Report of Supervised Teaching Practice for the academic year
2010/2011 at the Secondary and 3. ºcicle Diogo de Gouveia in Beja, is based on the work
developed during the school year. In this report we present some theoretical-practical
methodologies used in the teaching-learning process and the curricular orientations followed for
preparing and giving classes. We also present the strategies used in the evaluation of students
and an evaluation of the teaching process carried out throughout the year. Since reflection is a
crucial element in the entire teaching-learning process, we want to present a reflexive
component of all the constraints of this profession, always taking into account an improvement
on the way students develop their skills and the contribution for their formation as individuals in
a belonging society.
With the Decree-Law 241/2001 as a support and based on the aspect above- mentioned,
we will explore five areas: the scientific, pedagogic and didactic preparation; the planning and
conducting of classes and the evaluation of the learning process; the analysis of the teaching
practice; the participation in school and the professional development. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12188 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|