Abstract: | Relatório apresentado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Mudança profissional
O presente relatório corresponde à unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada, no Curso de 2º Ciclo em Ensino do Português e do Espanhol para os
Ensinos Básico e Secundário, e diz respeito à actividade profissional enquanto docente
de Espanhol na Escola Secundária de André de Gouveia, em Évora, durante o ano
lectivo de 2010/2011, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Costa.
Este tem sido, acima de tudo, um ano de mudança profissional, pois após uma
primeira licenciatura em ensino de Português e Inglês, exercida desde 1996, ocorreu
uma mudança de grupo disciplinar que tem envolvido formação numa área diferente,
para além de crescimento profissional que se tem pautado por algum pensamento crítico
face às funções desempenhadas enquanto docentes. Acima de tudo, este é um trabalho
de consciencialização relativamente à escola que temos, aos docentes que somos e,
eventualmente, àquilo que pode vir a ser melhorado no futuro.
### ;ABSTRACT
Practised Supervised Teaching Report
Profissional change
The present written report corresponds to the curricular unit named Practice of
Supervised Teaching, in the Course of Master Studies in the Teaching of Portuguese
and Spanish, and it has to do with the professional activity as teacher of the Spanish
Language in the Secondary School André de Gouveia, in Évora, during the school year
of 2010/2011, under the guidance of Professor Doutor Paulo Costa.
This has been, above all, a year of professional change because after a first
university degree in the teaching of the Portuguese and English languages, that has been
practiced since 1996, a change of group has occurred and this has implied formation in a
different area, besides professional growth which has been characterized by some
critical thought towards the roles we have as teachers. Above all, this is a work about
conscience regarding the school we have, the teachers we are and, eventually, to what
can be improved in the future.
KEY-WORDS: |