Abstract: | O presente trabalho versa sobre a democracia e a participação política na sociedade
da informação, mais precisamente sobre a influência do tipo e do posicionamento
ideológico dos actores políticos na saliência da democracia e da participação,
analisada a partir dos documentos das políticas públicas globais para a sociedade
da informação, na União Europeia e nos Estados membros, de 1994 a 2000.
É adoptado, nesta investigação, um enfoque que privilegia a forma como a União
Europeia e os Estados membros concebem e projectam a sua representação da
sociedade da informação e a respectiva oferta de canais de participação política, na
relação com os seus potenciais utilizadores.
Foi seleccionado, a partir da delimitação do âmbito de estudo, um total de 60
documentos. A sua análise foi orientada para a caracterização do tratamento e da
saliência conferida às questões relacionadas com a democracia e com a participação
na sociedade da informação, e para a sua variação de acordo com variáveis
contextuais.
As conclusões obtidas apontam para o facto de os Estados membros e a União
Europeia conferirem uma escassa relevância ao tema, enquanto questão autónoma
na estrutura dos documentos, e para um impacto muito limitado que estas políticas
poderão revelar sobre as formas institucionalmente previstas de participação. É
registada, também, a existência de uma relação entre a distância à fase de
concretização de políticas públicas e a abordagem à questão da participação dos
cidadãos. De acordo com esta relação, a distância à concretização favorece o
tratamento destas questões enquanto tema autónomo, bem como uma abordagem
qualitativamente diversa.
Uma última conclusão remete para a existência de uma associação entre a saliência
conferida a algumas categorias de vocábulos relacionadas com a noção de
participação e o posicionamento ideológico dos governos, através da qual os
governos de esquerda lhe conferem maior saliência – embora não existam indícios
que permitam relacionar esta saliência com um tratamento qualitativamente
diverso da questão. |