Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8148

Title: Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académico
Authors: Moreira, Maria de Lurdes
Favinha, Marília
Keywords: Relações positivas professor/aluno
sucesso académico
Issue Date: 2012
Publisher: Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Citation: Moreira, M.L. & Favinha, M. (2012). Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académico. In Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. (754-765). Lisboa: ISPA-Instituto Universitário.
Abstract: Resumo: A relação entre o professor/educador e os seus alunos constitui um dos fatores fundamentais do processo de ensino/aprendizagem. Se os processos cognitivos, didáticos e metodológicos são determinantes em qualquer situação educativa, e longamente estudados, procurando-se compreender quais as melhores abordagens, quais as estratégias e metodologias que poderão gerar melhores sucessos académicos, a relação que o professor estabelece com a sua turma e cada um dos seus alunos não é menos importante. Com esta comunicação pretendemos apresentar alguns estudos que têm verificado a importância da relação professor-aluno nos primeiros anos de escola, e que mostram que a criança se torna mais segura nas suas relações com os adultos e colegas, mais recetiva e motivada para a aprendizagem, com um melhor comportamento e uma melhor realização académica. Isto é verdade para os primeiros anos e para os anos seguintes, tanto no 1º ciclo onde as crianças podem estabelecer uma relação próxima com o professor, como nos ciclos seguintes onde o fato de ter vários professores não diminui a importância do estabelecimento de relações positivas com cada um, mas ainda torna mais importante, já que tem que gerir várias relações, associadas a diferentes áreas curriculares, diferentes personalidades, num período difícil de desenvolvimento emocional, a pré-adolescência e a adolescência.Para além da sustentação teórica iremos também fazer o relato da nossa experiência de largos anos enquanto orientadoras de estágios na Universidade de Évora.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8148
ISBN: ISBN: 978-989-8384-15-7
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DESENVOLVER RELAÇÕES POSITIVAS COM OS ALUNOS Resumo.pdf6.97 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois