Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8148
|
Title: | Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académico |
Authors: | Moreira, Maria de Lurdes Favinha, Marília |
Keywords: | Relações positivas professor/aluno sucesso académico |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação |
Citation: | Moreira, M.L. & Favinha, M. (2012). Desenvolver relações positivas com os alunos: o caminho para a cooperação e o sucesso académico. In Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. (754-765). Lisboa: ISPA-Instituto Universitário. |
Abstract: | Resumo: A relação entre o professor/educador e os seus alunos constitui um dos fatores
fundamentais do processo de ensino/aprendizagem. Se os processos cognitivos, didáticos e
metodológicos são determinantes em qualquer situação educativa, e longamente estudados,
procurando-se compreender quais as melhores abordagens, quais as estratégias e
metodologias que poderão gerar melhores sucessos académicos, a relação que o professor
estabelece com a sua turma e cada um dos seus alunos não é menos importante. Com esta
comunicação pretendemos apresentar alguns estudos que têm verificado a importância da
relação professor-aluno nos primeiros anos de escola, e que mostram que a criança se torna
mais segura nas suas relações com os adultos e colegas, mais recetiva e motivada para a
aprendizagem, com um melhor comportamento e uma melhor realização académica. Isto é
verdade para os primeiros anos e para os anos seguintes, tanto no 1º ciclo onde as crianças
podem estabelecer uma relação próxima com o professor, como nos ciclos seguintes onde o
fato de ter vários professores não diminui a importância do estabelecimento de relações
positivas com cada um, mas ainda torna mais importante, já que tem que gerir várias
relações, associadas a diferentes áreas curriculares, diferentes personalidades, num período
difícil de desenvolvimento emocional, a pré-adolescência e a adolescência.Para além da
sustentação teórica iremos também fazer o relato da nossa experiência de largos anos
enquanto orientadoras de estágios na Universidade de Évora. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8148 |
ISBN: | ISBN: 978-989-8384-15-7 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|