Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18041

Title: Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
Authors: Cavas, Isabel
Leal da Costa, Conceição
Editors: J. Machado, C. Palmeirão, I. Cabral, I. Baptista, J. Azevedo, J. Matias Alves & M. C. Roldão
Keywords: Professores; Colaboração e aprendizagem; Comunidades na escola; Desenvolvimento organizacional
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Católica - Porto
Citation: • Cavas, I. & Leal da Costa, C. (2015, Julho). Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto. In: J. Machado, C. Palmeirão, I. Cabral, I. Baptista, J. Azevedo, J. Matias Alves & M. C. Roldão (Orgs.) Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Actas do I Seminário Internacional, (pp. 273-283). Universidade Católica: Porto.
Abstract: O estudo que se apresenta foi realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Gestão Educacional. Teve como curiosidade inicial, conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, centrando-se as atenções nas estruturas organizacionais e nas dinâmicas relacionais entre docentes para consecução do Projecto Educativo daquela escola. Adoptando uma metodologia qualitativa, conjugou-se a análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo nove participantes. Das reflexões finais, que a triangulação metodológica e a análise de conteúdo nos permitiram realizar, destacamos a importância do Projecto Educativo enquanto elemento estruturante e orientador da acção dos professores e da Escola como um todo organizacional. Manifestando todos os participantes um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados, percebemos que dele resulta uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que as funções de cada elemento estão bem definidas e assumidas em grupo, identificando-se ainda o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se a Directora do 1º Ciclo como fundamental na promoção das interacções entre pares e de práticas colaborativas entre eles e com as famílias. Compreendemos que existe um caminho a percorrer no sentido da promoção da cooperação entre os docentes, pelo que fomentar e investir em dinâmicas formativas que os envolvam a todos em contextos do seu trabalho nos pareceram relevantes, para um emergente desenvolvimento do sistema organizacional. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades onde os encontros, os trabalhos conjuntos, a partilha de experiências e as interacções sejam os alicerces para a construção de ambientes e de projectos formativos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e com eles a organização se desenvolva.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18041
ISBN: 978-989-99486-0-0
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cavas & Leal da Costa (2015) ETDH.pdf8.56 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois