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http://hdl.handle.net/10174/17839
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Title: | Revisão de alguns axiomas da teoria contemporânea da música e sua consequência na composição |
Authors: | Paulini, Zoltan |
Advisors: | Bochmann, Christopher |
Keywords: | Oni-intervalaridade Onicontornidade Onimicromodalidade Fonologia vetorial All-interval All-contour All-micromode Vectorial phonology |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | PAULINYI, Zoltan. Revisão de alguns axiomas da teoria contemporânea da música e sua
consequência na composição. 1111 f. Tese de doutoramento. Departamento de Música da
Universidade de Évora, Portugal, 2013.
A partir do século XX, a teoria musical desenvolveu-se rapidamente incorporando premissas
que não sofreram suficiente reflexão acadêmica. Este estudo objetiva delimitar a validade de
alguns destes axiomas e aplicá-los em composição de obras originais. Os principais axiomas
tratam da inversão melódica, harmônica e fonética, da equivalência de oitavas heptatônicas,
da teoria de contornos, da retificação de algoritmos oni-intervalares, da espacialização sonora,
da objetividade de critérios estéticos na própria escrita musical. Defende-se a tese de que
axiomas divergentes podem ser combinados numa mesma obra sem ferir sua integridade ou
coerência, sendo necessário utilizá-los dentro de seus domínios de validade: e.g. alturas e
intervalos em melodia, classes de alturas e de intervalos em harmonia. Os principais produtos
desta tese são composições que utilizam estruturalmente a oni-intervalaridade,
onicontornidade e onimicromodalidade, além de obras vocais que aplicam operações
apofônicas de inversão e retrogradação da fonologia vetorial; ABSTRACT: PAULINYI, Zoltan. Revision of some axioms of the contemporary music theory and its
consequences in composition. 1108 pp. Doctoral thesis. Music Department of the University
of Évora, Portugal, 2013.
Since the 20th century, the musical theory quickly evolved embodying premises that have not
received enough academic pondering. This study aims to delimit the validity of some of these
axioms and apply them for composing original works. The main axioms refer to melodic,
harmonic and phonetic inversion, heptatonic octave equivalence, contours theory, rectification
of all-interval algorithms, sound spatialization, objectivity of aesthetic criteria in the musical
writing. This thesis supports that divergent axioms, used within their validity domains, can be
combined in the same work without damaging its integrity and coherence: e.g. pitches and
intervals in a melody, pitch classes and interval classes in harmony. The thesis main outputs
are pieces that have all-interval, all-contours and all-micromodes structure, and vocal works
that apply inversion and retrogradation apophonic operations from vectorial phonology. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17839 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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