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http://hdl.handle.net/10174/15153
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Title: | A necessidade de formação e desenvolvimento de competências profissionais dos professores do ensino secundário na Giné-Bissau |
Authors: | Barros, Ayrson Yasser |
Advisors: | Jorge, Fátima Neves, Arminda |
Keywords: | Educação Formação dos professores Competências Desenvolvimento profissional e Guiné Bissau Education Teacher training Competencies Professional skills development and Guine Bissau |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A virada do século foi profundamente marcada pelas mudanças significativas de várias ordens que resulta num processo de reestruturação organizacional e produtiva. O conhecimento passou a ser um factor determinante na demarcação da estratégia competitiva das organizações, a educação elevou a sua importância neste contexto aumentando a responsabilidade e desafios da escola, de não se preocupar somente com o ensino e formação em geral, mas também, com a formação especializada e tecnológica. Assim, o presente estudo analisa, no primeiro momento, as necessidades de formação sentidas e desejadas pelos professores do ensino secundário na Guiné-Bissau, dentro do contexto da actual precariedade socioeducativa do Pais. Num segundo momento, o estudo procura, com base na teoria, desenvolver a temática das competências profissional dos professores, especificamente no domínio de saberes (saber-fazer, saber-ser e saber-estar), no contexto educativo. Por fim, com base na análise do diagnóstico feito no terreno, procura-se dar alguns contributos para um modelo estratégico de formação dos professores, baseado na realidade educacional existente, privilegiando o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, capazes de influenciar, no futuro, uma boa qualidade educacional, centrado no desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos da Guiné-Bissau; ABSTRACT: The turn of the century was profoundly marked by several significant changes, resulting particularly in a productive organizational restructuring process. Knowledge has come to play a key role in defining the competitive strategy of organizations. Education reinforces its importance in this context increasing the school responsibility and challenges concerned not only with education and general training but also with specialized and technological training. Thus, the present study analyses at first the training needs felt and desired by secondary school teachers in Guinea-Bissau in the context of this country current social and educational precarious situation. Secondly, based on the theory, this study seeks to develop the theme of teacher competencies and professional skills specifically in the field of knowledge (know-how, know-be and know-being) in educational context. Finally, based on the diagnostic analysis done on the ground, are given some contributions to a strategic model of teacher training based on the existing educational reality favouring the development of teacher professional skills that can influence a good quality education focused on the qualitative development of human resources in Guinea-Bissau in the future. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15153 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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