Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12024
|
Title: | Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos |
Authors: | Varandas, Elisabete Teles |
Advisors: | Santos, Maria da Graça |
Keywords: | Graffiti Necessidades educativas especiais Desenvolvimento e aprendizagem Interação social Comportamento Reguladores da interação social Inclusion Plastic expression Educational special needs Development and learning Cognitive deficit |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A Arte tem tido a capacidade de suscitar interesse nos alunos. Porém, muitos docentes manifestam pouca motivação na introdução da mesma nas suas práticas pedagógicas. Tal não é desejável para os alunos, despontando um problema mais significativo para os alunos com comportamentos desafiadores. Assim, procurou-se com esta investigação verificar a influência da arte, Graffiti nesses alunos. Constituiu-se como fundamentos teóricos uma pesquisa bibliográfica de modo a explicitar os conceitos fundamentais inerentes à respetiva situação problema. Assumindo-se a pesquisa deste projeto numa perspetiva teórica Ecológica, elegeu-se uma metodologia eminentemente qualitativa. Para a coleta de dados recorreu-se a instrumentos e técnicas como a análise documental referente ao tema, questionários e gravações vídeo. Através deste estudo verificou-se que os contributos da arte são uma mais-valia para o desenvolvimento educativo dos alunos com comportamentos desafiadores. Quando trabalhada em sala de aula, influencia positivamente alguns comportamentos contribuindo para um maior sucesso académico e social; ABSTRACT:
“Street Art / Graffiti in challenging behaviors in school students from urban centers”
Art raises big interest in the majority of students. However, many teachers aren’t motivated to introduce it on their classes. That isn’t desirable to students, leading to a more significant problem to those with challenging behaviors. Therefore with this investigation we searched to check which are the contributes of the graffiti art to the educational development of students with this behavior. As theoretical basis there is a bibliographic research to clarify the fundamental concepts inherent to the problem. Assuming the research of this project as a theoretical Ecological perspective it was elected a qualitative methodology. To the data collection we used instruments and techniques such as document analysis on the topic, questionnaires and video recordings. Through this study it was found that art contributes to educational development of students with challenging behaviors. When worked in classroom influences positively some behaviors contributing to greater academic and social success. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12024 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|