|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11741
|
Title: | Escola sensível e transformacionista: o desporto na escola como estratégia de mudança das organizações educativas |
Authors: | Marreiros, João Varão Maurício |
Advisors: | Barbosa, Luís Marques |
Keywords: | Educação Desporto O desporto na escola |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A integração dos alunos nas nossas escolas na prática desportiva, desperta um conjunto alargado de preocupações de grande importância, nomeadamente a sociabilização e a sua integração no fenómeno desportivo dentro do contexto da escola.
Com este estudo, pretendemos sensibilizar estudantes do Ensino Superior, os educadores e em especial os professores de Educação Física responsáveis por Grupos/Equipas do Desporto Escolar, para a importância que tem a participação dos alunos naquela actividade complementar, tentando contribuir deste modo para a caracterização deste subsistema de ensino enquanto micro-sistema, que a nível da escola actua sobre o coeso-sistema educativo regional e por extensão no macro-sistema nacional.
Com a realização de actividades motoras, a educação do movimento prioriza o aspecto motor na formação dos alunos, quando se faz coincidir as suas características psicológicas e fisiológicas ao conteúdo específico das respectivas modalidades praticadas, por forma a que caminhando na educação pelo movimento se trabalhem além da componente motora, também os aspectos afectivos, cognitivos e sociais.
Defendemos um Desporto na Escola que apresente como primeiros objectivos, a saúde, o jogo, o humor e a festa. A escola, deve educar, dando a humildade dos limites a nível da expressão corporal no desenvolvimento cultural e socio-económico de um povo, podendo ser uma prática salutar, se não existirem violências e hostilidades.
É indispensável que o Ministério da Educação, atribua definitivamente, a justa importância ao Desporto na Escola, comprovando as iniciativas convenientes à cultura desportiva, onde deverá predominar a perspectiva pedagógica e cultural a nível desportivo.
A vida estará em movimento se o movimento estiver nessa própria vida gerando o corpo em movimento a transcendência para os valores.
Através desta investigação que envolveu turmas em ciclos diferentes e em três escolas, desejamos que a mesma sirva de suporte metodológico para que outros projectos possam ser desenvolvidos e orientados sobre esta temática.
# # # Abstract - The integration of students into our schools vis-à-vis sports raises a number of major concerns, namely their socialisation and integration into the sports' area in the context of the school.
This study seeks to raise the awareness of Further Education students and educators, particularly P.E. (Physical Education) teachers responsible for School Sports' Groups[Teams about how important it is for pupils to participate in the said complementary activity, thereby seeking to contribute to the reality of this characterisation of this education subsystem in a micro-system at school level and into a meso-system at regional level and a macro-system at national level by way of the Schools' Sports Coordinating Office.
By carrying out motor activities, movement education prioritises motor-related aspects in student training when their psychological and physiological characteristics correspond to the specific content of the respective sports practised. In this way education through movement not only has a motor component, but also contributes to affective, cognitive and social aspects.
We are also great believers in Sport at School whose primary aims are health, playing, humour and fun. The school should educate, placing due limits on bodily expression in the cultural and socio-economic development of a people, and it can be a healthy activity as long as there is no violence or hostility.
lt is vital that the Ministry of Education definitively attributes due importance to Sport at School, with the initiatives proving appropriate for sports' culture where the teaching and cultural elements shall predominate.
Life will be in motion if the movement is in life itself, with the body in motion generating transcendence to other values.
We hope that this research - involving classes of different years and in three schools – will serve as the methodological support for other projects to be developed and oriented on this topic. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11741 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|