Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15931

Title: Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
Authors: Lopes, Noel José da Silva
Advisors: Costa, Paulo Jaime Lampreia
Keywords: Ensino-aprendizagem
Competências
Aluno
Língua
Comunicação
Professor
Estratégias
Formação
Diferenciação
Avaliação
Teaching
Learning
Skills
Student
Language
Communication
Teacher
Strategies
Formation
Differentiation
Evaluation
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O processo de ensino-aprendizagem é algo que evidencia uma complexidade elevada. Tal complexidade deriva de múltiplos fatores que se manifestam em simultâneo, durante a atividade docente. Cabe ao professor gerir e articular esse processo, numa dialética indissociável dos interesses dos alunos e através da procura de metodologias e estratégias que permitam potenciar aprendizagens, de forma mais eficaz. O presente relatório procura espelhar a prática letiva levada a cabo na Escola Básica Santa Cara, em 2010-2011, focando uma dimensão reflexiva. Nesse âmbito, foram contemplados e analisados, aqueles que nos pareceram os grandes vetores daquilo que representa e constitui a identidade profissional de um professor de línguas estrangeiras. Como tal, equacionaram-se as várias vertentes da função docente, desde o conhecimento dos documentos legislativos, ao desenvolvimento profissional, passando pelo desempenho letivo, focando um panorama que procura apresentar abordagens, suportes e perspetivas que propiciem o desenvolvimento de uma competência comunicativa no domínio do Espanhol; ABSTRACT: The process of teaching and learning is something that shows a high degree of complexity. This complexity stems from a multitude of factors that manifest themselves simultaneously during teaching. The teacher's role is to manage and coordinate this process in an inseparable dialectical relationship with the students, regarding their interests while searching for appropriate aproaches to enhance their learning. This report seeks to mirror the teaching practice carried out in Santa Clara Middle School, in the year 2010-2011, under a reflexive scope. Hereby, we've considered and analyzed, those who appeared to be the major vectors of what constitutes and represents the professional identity of a teacher of foreign languages. Thus, considering the various aspects of teaching, from the knowledge of legislative documents, to professional development, through teaching performance, focusing on an outlook that seeks to present approaches, perspectives and mediums, that foster the development of a communicative skill in Spanish.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15931
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anexo 15-B - Quadro_ Actv. de Acompanhamento.pdf433.07 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 15 - Relatório das actividades de acompanhamento.pdf186.82 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 14 - Actividades de Espanhol.pdf74.85 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 13 - Grelha final de avaliação.pdf128.81 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 12 - Ficha autoevaluación.pdf208.5 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 11 - Ficha de registro de actitudes .pdf170.87 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 10 - Evaluacíón de oralidad.pdf269.88 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 9 - Prueba de evaluación diagnóstica.pdf889.36 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 8 - Guión de visionado-Navidad.pdf411.96 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 7 - Ficha - Alimentación.pdf451.35 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 6 - Ficha - Expresiones idiomáticas.pdf396.19 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 5 - Guión de visionado-Enredados.pdf527.13 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 4 - Plan a corto término 7º .pdf246.86 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 - Plan a medio término 7º.pdf255.37 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2 - Plan anual 7º.pdf184.59 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 1 - Plan a medio término 8º.pdf250.62 kBAdobe PDFView/Open
Capa.pdf557.29 kBAdobe PDFView/Open
5. Referências Bibliográficas.pdf106.1 kBAdobe PDFView/Open
4. Relatorio.pdf436.06 kBAdobe PDFView/Open
3. Resumo.pdf86.59 kBAdobe PDFView/Open
2. Índice.pdf83.65 kBAdobe PDFView/Open
1. Folha de rosto.pdf15.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois