Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9871
|
Title: | Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto |
Authors: | Cid, Marília Fialho, Isabel |
Editors: | Fialho, Isabel Verdasca, José |
Keywords: | avaliação para as aprendizagens avaliação das aprendizagens |
Issue Date: | Nov-2013 |
Publisher: | CIEP-UE |
Citation: | Cid, M. & Fialho, I. (2013). Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto. In I. Fialho & J. Verdasca (Orgs), TurmaMais e sucesso escolar. Trajetórias para uma nova cultura de escola (pp. 79-89). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora. |
Abstract: | O presente texto pretende ser mais um contributo no sentido de continuarmos a refletir e a pensar a avaliação como parte integrante do processo de ensino e, sobretudo, do processo de aprendizagem, pelo seu importante papel no sucesso escolar dos alunos e pelo impacto significativo que tem demonstrado na melhoria das aprendizagens.
Interessa compreender o que torna a avaliação para a aprendizagem tão decisiva nesse processo, entender os obstáculos que se colocam à sua implementação nas escolas portuguesas, mas também alertar para algumas inércias e dificuldades inerentes a qualquer processo de mudança. Para isso, é determinante não só a aposta numa formação com os professores mas em que a própria escola ajude ao seu desenvolvimento profissional, num contexto de abertura, responsabilidade e de autonomia pedagógica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9871 |
ISBN: | 978-989-689 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|