Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9871

Title: Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto
Authors: Cid, Marília
Fialho, Isabel
Editors: Fialho, Isabel
Verdasca, José
Keywords: avaliação para as aprendizagens
avaliação das aprendizagens
Issue Date: Nov-2013
Publisher: CIEP-UE
Citation: Cid, M. & Fialho, I. (2013). Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto. In I. Fialho & J. Verdasca (Orgs), TurmaMais e sucesso escolar. Trajetórias para uma nova cultura de escola (pp. 79-89). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora.
Abstract: O presente texto pretende ser mais um contributo no sentido de continuarmos a refletir e a pensar a avaliação como parte integrante do processo de ensino e, sobretudo, do processo de aprendizagem, pelo seu importante papel no sucesso escolar dos alunos e pelo impacto significativo que tem demonstrado na melhoria das aprendizagens. Interessa compreender o que torna a avaliação para a aprendizagem tão decisiva nesse processo, entender os obstáculos que se colocam à sua implementação nas escolas portuguesas, mas também alertar para algumas inércias e dificuldades inerentes a qualquer processo de mudança. Para isso, é determinante não só a aposta numa formação com os professores mas em que a própria escola ajude ao seu desenvolvimento profissional, num contexto de abertura, responsabilidade e de autonomia pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9871
ISBN: 978-989-689
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Avaliar para aprender na escola Um caminho em aberto.pdf269.63 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois