|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9057
|
Title: | Relatório da prática de Ensino supervisionada na área da especialização do Mestrado em Ensino de Física e Química, na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara, em Arraiolos |
Authors: | Ferreira, Sandra Cristina Matos |
Advisors: | Oliveira, Vítor José Martins de |
Keywords: | Prática de Ensino Supervisionada currículo avaliação de aprendizagens desenvolvimento profissional interdisciplinaridade |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório de estágio é simultaneamente uma descrição e uma reflexão crítica sobre a
Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo 2012/2013, realizada na Escola EB
2,3/S Cunha Rivara, em Arraiolos. Apresenta-se organizado em torno de uma introdução, seis
capítulos e considerações finais. O primeiro capítulo irá contemplar o enquadramento geral
onde se fará a caracterização da Escola Cooperante, a caracterização da turma do 7º ano e 11º
ano de escolaridade onde decorreu a prática de ensino supervisionada. No segundo capítulo, a
preparação científica, pedagógica e didática, abordamos as atividades e os conteúdos das
disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Física e Química A. No terceiro capítulo,
planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens, analisamos a prática de
ensino, enquadrada no âmbito da Didática das Ciências e da Psicologia do Desenvolvimento.
No quarto capítulo, análise da prática de ensino, fazemos uma reflexão da prática de ensino,
enquadrada no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento e da Didática das Ciências. Já no
que respeita ao quinto capítulo, participação na escola, relatamos as atividades
extracurriculares em que participámos e que dinamizámos. No sexto capítulo iremos abordar
o Desenvolvimento profissional numa perspectiva de reflexão crítica do trabalho que
desenvolvemos durante a PES. Terminamos este PES com considerações finais sobre o
trabalho realizado.
A pesquisa individual e coletiva e o trabalho realizado em colaboração e cooperação,
permitiram a evolução da qualidade do trabalho, possibilitando o desenvolvimento da
formação académica e profissional, necessária e adequada às exigências da docência nas
áreas curriculares e disciplinas correspondentes ao Mestrado em Ensino de Física e Química.
Palavras-chave: Prática de Ensino Supervisionada, currículo, avaliação de aprendizagens,
desenvolvimento profissional, interdisciplinaridade.; ## ABSTRACT
This internship report is simultaneously a description and a critical reflection about the
Supervised Teaching Method, performed in the year 2012/2013 in “Escola EB 2,3/S Cunha
Rivara”, in Arraiolos. It’s organized containing an introduction, six chapters and final
considerations. The first chapter contemplates the general framework where the cooperating
school will be characterized, a class from 7th and 11th grade where supervised teaching
occurred. In the second chapter, scientific, pedagogical and didactic preparations, activities
and class content of Physical-Chemical Sciences, Physics A and Chemistry A, are
approached. The third chapter, planning, teaching and learning evaluation, we analyze
teaching practices in the scope of Didactic of Sciences and Development Phycology. In the
fourth chapter, analysis of teaching practices, we reflect on teaching practices, in the scope of
Didactic of Sciences and Development Phycology. Regarding the fifth chapter, school
participation, we report the extracurricular activities we created and participated on. In the
sixth chapter we will approach the professional development in a critical reflection of the
work accomplished in the Supervised Teaching Method. We finish this Supervised Teaching
Method with some final considerations.
Individual and group research, and working in cooperation and collaboration, allowed
growing work quality, helping make possible the development of both academic and
professional formation which is needed and adequate in teaching the curriculum of the
classes that correspond to the Master’s Degree Teaching Physics and Chemistry.
Key-words: external evaluation, self-evaluation (internal evaluation), improvement plans,
changes |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9057 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|