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http://hdl.handle.net/10174/9049
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Title: | Práticas educativas parentais e metas académicas: um estudo com alunos do 5º e do 6º ano do ensino básico |
Authors: | Galamba, Maria Margarida Filipe Vilhena Vargas |
Advisors: | Pires, Heldemerina Samutelela |
Keywords: | Família Escola Crianças/adolescentes Práticas educativas Parentais Metas Académicas |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Práticas educativas parentais e metas académicas em alunos do 5ºe 6º ano do
Ensino Básico Resumo
O presente estudo tem como objectivo conhecer e caracterizar as práticas
educativas parentais utilizadas pelos progenitores bem como a percepção que os filhos
têm dessas práticas. Neste sentido será identificada a relação existente entre as práticas
educativas parentais e as metas de aprendizagem na infância/ adolescência. Amostra é
constituída por 189 crianças/adolescentes 5.º e 6.º ano de escolaridade de ambos os
sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. Os alunos responderam ao
Inventário de Metas Académicas (IMA) de Almeida e de Miranda (2005) e ao Questionário
de Estilos Educativos (QEEP) de Barbosa-Ducharne; Cruz; Marinho & Grande (2006),
sendo ambos os questionários de auto-relato e pretendem identificar, respectivamente, as
percepções que os adolescentes têm das práticas educativas dos seus pais identificando o
estilo educativo, utilizado por cada progenitor e metas de aprendizagem desenvolvidas
pelos alunos. Os resultados indicam que as práticas educativas parentais de
responsividade e de supervisão se encontram relacionadas positivamente com as metas
académicas de aprendizagem ou objectivos concretos.
Palavras-Chave: Família, Escola, Crianças/adolescentes, Práticas educativas Parentais,
Metas Académicas; Parenting practices and academic goals for students in 5th and 6th year of Primary
Education
This study aims to understand and characterize the parenting practices used by
parents as well as the perception that children have these practices. In this sense be
identified educational predominant styles and the relationship between education and family
learning goals in adolescence.Sample is constituted by 189 adolescent children/5.º and 6.º
year of escolaridade of both the sex with ages understood between the 10 and 14 years.
The pupils had answered to the Inventory of Academic Goals (IMA) of Almeida and Miranda
(2005) and to the Questionnaire of Educative Parenting Styles (QEEP) of Barbosa-
Ducharne; Cruz; Marinho & Grande (2006), being both the auto-story questionnaires and
intend to identify, respectively, the perceptions that the adolescents have of practical
educative of its parents identifying educative style, used for each ancestor and goals of
learning developed by the pupils. The results indicate that parenting practices are positively
correlated with academic goals.
Keywords: Family, School, Children/Adolescence, Parental Educational Practices,
Academic Goals |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9049 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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