Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8746

Title: A qualidade do ensino percebida por alunos de enfermagem e de gestão
Authors: Bonito, Jorge
Rebelo, Hugo
Editors: Silva, B.
Almeida, A.
Barca, A.
Peralbo, M.
Franco, A.
Monginho, R.
Keywords: Qualidade do ensino
ensino superior
representações
alunos
Issue Date: Sep-2013
Publisher: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Citation: Bonito, J., & Rebelo, H. (2013). A qualidade do ensino percebida por alunos de enfermagem e de gestão. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, A. Franco e R. Monginho (Orgs.), Atas do XII congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 4502-4507) Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. [ISBN 978-989-8525-22-2]
Abstract: Introdução: nas últimas décadas intensificou-se o debate sobre a qualidade da educação, conceito em evolução, que não apresenta uma definição única, restrita, e consensual. Dos vários atores intervenientes, os alunos destacam-se como avaliadores privilegiados do ensino que lhes é ministrado. Experienciam um amplo leque de variáveis que, associadas à sua motivação e expectativas, influenciam o desempenho académico e conduzem a um grau de satisfação com o seu curso, em particular, e com a qualidade da educação que recebem, em geral. Objetivo: este trabalho procurou identificar as perceções de qualidade de ensino veiculadas pelos alunos dos cursos de enfermagem e de gestão na região do Alentejo. Metodologia: neste artigo analisam-se 500 respostas, recolhidas através da aplicação, em dois momentos diferentes, de um questionário construído para o efeito, em suporte papel, a 268 alunos no primeiro ano do curso em 2008, e 232 alunos no terceiro ano do curso em 2010. Os alunos pertenciam às três instituições de ensino superior do Alentejo, e frequentavam os cursos de Enfermagem e de Gestão. A questão colocada foi: «Que aspetos do curso gostaria de ver mudados, de forma a aumentar a qualidade de ensino?». As respostas foram analisadas com recurso ao software informático webQDA, versão 1.4.3, de acordo com as técnicas de análise de conteúdo preconizadas por Bardin (1977). Resultados: na análise efetuada foram selecionadas 7469 palavras, que originaram 759 referências, distribuídas em 10 categorias, das quais se destacam «Organização do processo de ensino e aprendizagem» (23,1%), «Plano curricular» (21,6%), e «Ensino mais prático» (19,9%), como as mais representativas. Verifica-se que a importância do plano curricular do curso aumenta durante o decorrer do mesmo, sobretudo associada à adequação ao mercado de trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8746
ISBN: 978-989-8525-22-2
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito_Rebelo.pdf222.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois