|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8686
|
Title: | Avaliação das aprendizagens: Representações sociais elaboradas por estudantes de enfermagem |
Authors: | Bule, Maria José Sebastião, Luís M. S. Fonseca, Ana Marques, Céu |
Keywords: | Avaliação Aprendizagens Estudantes Ensino superior |
Issue Date: | Mar-2013 |
Publisher: | Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico – Universidade de Évora |
Citation: | Bule, Maria José; Fonseca, Ana; Marques, Maria do Céu; Sebastião, Luís M. S. (2013). Avaliação das aprendizagens: Representações sociais de estudantes de enfermagem.
In Chaleta, Maria Elisa et.al. (Coord). II International Conference Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education. Évora, Universidade de Évora. ISBN: 978-989-96656-4-4. p.252-254. |
Abstract: | A avaliação envolve variáveis de contexto como dinâmicas de sala de aula e estudantes, em particular na forma como influencia os processos de aprendizagem. Estas variáveis emergem como fatores menos estudados (Fernandes, 2009).
Com o objetivo de analisar as representações sociais (RS), sobre avaliação das aprendizagens, elaboradas pelos estudantes de enfermagem realizou-se estudo exploratório com 40 participantes. Recolheram-se dados por questionário elaborado para a técnica da evocação livre de palavras. Os dados foram processados nos softwares Evoc e SIMI que forneceram a estrutura e o campo das RS.
Os participantes são maioritariamente do sexo feminino, com idade média de 21 anos. A estrutura das RS obtida é:
Núcleo central – conhecimentos, estudar e frequências
2ª Periferia – aulas, importante, praticar e professores.
Comprovou-se a centralidade do elemento conhecimentos e uma relação forte entre os elementos conhecimentos e avaliações, trabalhos e frequência.
A avaliação é entendida como fazendo parte da aprendizagem (Boggino, 2009; Fernandes,2009; Pinto e Santos, 2006). O teste escrito individual é o instrumento de avaliação por excelência quando o foco é categorizar as respostas dadas (Pinto e Santos, 2006). Qualquer avaliação conduz o aluno ao processo de reflexão orientado para o que estudar e como estudar (Carmona e Flores, 2008). A avaliação deve fazer parte duma abordagem coerente que promova o desenvolvimento profissional, a aprendizagem e a qualificação dos estudantes (Boggino, 2009;Looney, 2011).
Conclui-se que no universo estudado a avaliação das aprendizagens significa para os estudantes estudar, realizarem provas e adquirirem conhecimentos. A avaliação significa a relação entre o processo de aprendizagem e os resultados do mesmo o que indicia a existência da dualidade que o conceito encerra. Os elementos da representação social com menor consistência referem-se aos processos que fazem parte da formação reforçando o indício da avaliação ser entendida estratégia para a aprendizagem. Há necessidade de desenvolver a investigação e a investigação-ação em projetos relacionados com as técnicas, as estratégias de avaliação e os resultados na aprendizagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8686 |
ISBN: | 978-989-96656-4-4 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|