Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8243

Title: Avaliação pela Aplicação do Modelo CAF nos Departamentos Curriculares de uma Escola Secundária
Authors: Ropio, Marta
Verdasca, José
Editors: Magalhães, O.
Folque, A.
Keywords: Mudança,
Qualidade,
Common Assessment Framework (CAF),
Adhocracia
Grau de Satisfação
Departamentos Curriculares, Burocracia Profissional
Issue Date: Dec-2012
Publisher: Departamento de Pedagogia e Educação
Abstract: Hoje em dia, a qualidade deve ser medida e vista como uma vantagem competitiva. O uso de uma ferramenta de autoavaliação, desenvolvida no espaço europeu, Common Assessment Framework – CAF, originária na European Foundation for Quality Management (EFQM),e que estabelece várias dimensões, vai no sentido da promoção da Gestão da Qualidade Total. Este aspeto reforça a ideia de que estamos a enfrentar uma filosofia de integração relativa à qualidade e, ao mesmo tempo, reflete a lógica da relação entre objetivos e resultados. Este estudo pretende dar uma nova perspetiva da importância das lideranças intermédias nos Departamentos Curriculares da Escola Secundária em estudo. O seu objetivo é dar uma imagem da perceção que os colaboradores – professorem – do Departamento Curricular a que pertencem através da aplicação da CAF e, ao mesmo tempo, entender o enquadramento estrutural da escola, se no sentido da Burocracia Profissional ou, por outro lado da Adhocracia.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8243
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Modelo CAF (Texto Jornadas)_Marta Ropio-José Verdasca.pdf399.65 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois