Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8195
|
Title: | Avaliação do Desempenho Docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso) |
Authors: | Costa, Luísa Fialho, Isabel |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Avaliação do Desempenho Docente Objetivos da Avaliação do Desempenho Perceção dos Professores Práticas docentes |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Departamento de Pedagogia e Educação |
Citation: | Costa, L. & Fialho, I. (2012). Avaliação do desempenho docente - Perceções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (Um estudo de caso). In O. Magalhães, & A. Folque (Org), I Jornadas de Investigação em Educação (pp.195-216). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação |
Abstract: | A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem-se revelado uma temática complexa e até controversa.
Motivada pelas dificuldades sentidas na escola em estudo, no ciclo de avaliação 2007/2009, esta
investigação teve como objetivo principal verificar se os princípios constantes no normativo da ADD,
nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo e o desenvolvimento pessoal e
profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados.
A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola
Secundária de Vendas Novas, concretizado através de inquérito por questionário, complementado com
análise documental.
Dos resultados obtidos destaca-se que os professores reconheceram a ADD como uma necessidade ao
desenvolvimento profissional, evidenciando uma atitude de abertura e de aprendizagem. No entanto,
referiram que esta não promoveu o desenvolvimento da melhoria da qualidade da escola, não
diagnosticou os aspetos a melhorar no seu desempenho e não fomentou uma prática reflexiva e
colaborativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8195 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|