Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8166

Title: Projeto TurmaMais, do insucesso escolar à eficácia e melhoria das escolas
Authors: Fialho, Isabel
Editors: Santos, Lucíola
Vilela, Rita
Paraíso, Marlucy
Sales, Shirlei
Favacho, André
Morgado, José
Keywords: TurmaMais
Sucesso escolar
Melhoria eficaz
Issue Date: Sep-2012
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Citation: Fialho, I. (2012). Projeto TurmaMais, do insucesso escolar à eficácia e melhoria das escolas. In Anais do X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso- Brasileiro de Currículo – Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo. Belo Horizonte (Brasil): Universidade Federal de Minas Gerais. [ISBN: 978-85-80007-053-8]
Abstract: O insucesso escolar, o abandono escolar e a exigência da melhoria das competências básicas de literacia colocam novos desafios aos quais a comunidade educativa, investigadores e decisores políticos têm procurado dar respostas. Neste âmbito, o Ministério da Educação (ME) lançou em 2009 o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE) que inclui três modelos organizacionais diferentes, o Projeto TurmaMais, o Projeto Fénix e Projeto Escolas Híbridas. Este programa visa apoiar o desenvolvimento de projetos de escola para a melhoria dos resultados escolares no ensino básico, com o objetivo de reduzir as taxas de retenção e de elevar o nível de sucesso dos alunos (Despacho n.º 100/2010 de 5 de Janeiro). Este texto centra-se no Projeto TurmaMais (PTM) que tem como principal objetivo conseguir criar condições organizacionais e pedagógicas que levem à melhoria efetiva das aprendizagens dos alunos, através da manipulação das variáveis dimensão e composição da turma. Trata-se de um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria. O projeto TurmaMais é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento são acompanhados de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito. O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de acompanhamento/apoio, a abertura, a disponibilidade e a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido motor de mudanças na cultura das escolas, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e diminuição do abandono escolar. O texto que apresentamos constitui-se como um balanço de dois anos de acompanhamento e avaliação do PTM, começamos com uma introdução e breve contextualização do projeto para em seguida convocarmos diversos autores ligados aos movimentos da eficácia e melhoria das escolas para fundamentarmos os principais eixos organizacionais e pressupostos teóricoconcetuais; prosseguimos com a apresentação dos resultados escolares nas escolas com o Projeto TurmaMais referentes aos anos de 2009/2010 e 2010/2011, que correspondem aos dois primeiros anos do projeto (sob a tutela do Ministério da Educação); terminamos com algumas considerações gerais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8166
ISBN: 978-85-80007-053-8]
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PROJETO TURMAMAIS, DO INSUCESSO ESCOLAR À EFICÁCIA E MELHORIA DAS ESCOLAS.pdf624.2 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois