|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8166
|
Title: | Projeto TurmaMais, do insucesso escolar à eficácia e melhoria das escolas |
Authors: | Fialho, Isabel |
Editors: | Santos, Lucíola Vilela, Rita Paraíso, Marlucy Sales, Shirlei Favacho, André Morgado, José |
Keywords: | TurmaMais Sucesso escolar Melhoria eficaz |
Issue Date: | Sep-2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Citation: | Fialho, I. (2012). Projeto TurmaMais, do insucesso escolar à eficácia e melhoria das escolas. In Anais
do X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso- Brasileiro de Currículo – Desafios
Contemporâneos no Campo do Currículo. Belo Horizonte (Brasil): Universidade Federal de Minas
Gerais. [ISBN: 978-85-80007-053-8] |
Abstract: | O insucesso escolar, o abandono escolar e a exigência da melhoria das competências básicas
de literacia colocam novos desafios aos quais a comunidade educativa, investigadores e
decisores políticos têm procurado dar respostas. Neste âmbito, o Ministério da Educação
(ME) lançou em 2009 o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE) que inclui três modelos
organizacionais diferentes, o Projeto TurmaMais, o Projeto Fénix e Projeto Escolas Híbridas.
Este programa visa apoiar o desenvolvimento de projetos de escola para a melhoria dos
resultados escolares no ensino básico, com o objetivo de reduzir as taxas de retenção e de
elevar o nível de sucesso dos alunos (Despacho n.º 100/2010 de 5 de Janeiro).
Este texto centra-se no Projeto TurmaMais (PTM) que tem como principal objetivo conseguir
criar condições organizacionais e pedagógicas que levem à melhoria efetiva das
aprendizagens dos alunos, através da manipulação das variáveis dimensão e composição da
turma. Trata-se de um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de
eficácia e orientado para a melhoria. O projeto TurmaMais é assumido como um projeto das
escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento são
acompanhados de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito. O
clima de proximidade entre as escolas e as equipas de acompanhamento/apoio, a abertura, a
disponibilidade e a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e
pedagógicas têm sido motor de mudanças na cultura das escolas, visíveis no crescimento das
taxas de sucesso e diminuição do abandono escolar.
O texto que apresentamos constitui-se como um balanço de dois anos de acompanhamento e
avaliação do PTM, começamos com uma introdução e breve contextualização do projeto para
em seguida convocarmos diversos autores ligados aos movimentos da eficácia e melhoria das
escolas para fundamentarmos os principais eixos organizacionais e pressupostos teóricoconcetuais;
prosseguimos com a apresentação dos resultados escolares nas escolas com o
Projeto TurmaMais referentes aos anos de 2009/2010 e 2010/2011, que correspondem aos
dois primeiros anos do projeto (sob a tutela do Ministério da Educação); terminamos com
algumas considerações gerais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8166 |
ISBN: | 978-85-80007-053-8] |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|