Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8035
|
Title: | O projeto TurmaMais no cenário da eficácia e melhoria da escola |
Authors: | Fialho, Isabel Verdasca, José |
Editors: | Fialho, Isabel Verdasca, José |
Keywords: | TurmaMais Melhoria Escolas eficazes |
Issue Date: | Jul-2012 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora |
Citation: | Fialho, I. & Verdasca, J. (2012). O projeto TurmaMais no cenário da eficácia e melhoria da
escola. In I. Fialho & J. Verdasca (Ogs.). TurmaMais e sucesso escolar. Fragmentos de um
percurso (pp. 17-44). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade
de Évora. [ISBN: 978-989-8339-13-3] |
Abstract: | A grande ambição dos pais, professores, alunos, decisores políticos é saber quais os
fatores que contribuem para a eficácia e melhoria das escolas. Esta tem sido uma das
áreas em que a investigação em educação tem investido nas últimas décadas na tentativa
de encontra resposta para a questão – a escola faz a diferença no sucesso educativo dos
alunos?.
Ultrapassadas algumas questões organizacionais e pedagógicas que têm conduzido a
uma melhoria de resultados, evidenciada nas taxas de sucesso alcanças pelas escolas nos
dois anos do projeto TurmaMais, impõe-se agora uma ação estratégica que conduza a
uma melhoria eficaz dos resultados e à sustentabilidade dessa melhoria. Este artigo
pretende oferecer um quadro conceptual sobre os movimentos da eficácia e da melhoria
da escola no sentido de abrir oportunidades de reflexão sobre as possibilidades de
melhorar a eficácia das escolas através de medidas de política educativa nas quais se
inscreve o Projeto TurmaMais.
No primeiro ponto do texto - O CONCEITO DE EFICÁCIA DA ESCOLA - abordamos
o conceito de eficácia em contexto educativo, na perspetiva de diferentes autores. No
segundo ponto - ESTUDOS SOBRE A EFICÁCIA E MELHORIA DAS ESCOLAS –
fazemos uma trajetória ao longo dos últimos 40 anos do século passado, dando conta de
estudos realizados em importantes campos de pesquisa educacional: movimento das
escolas eficazes, movimento da melhoria das escolas e movimento da melhoria eficaz
da escola. Finalizamos este texto com algumas ideias-chave e reflexões que visam contribuir para uma maior compreensão e apropriação das questões relacionadas com a
eficácia e a melhoria levantadas ao longo do texto |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8035 |
ISBN: | 978-989-8339-13-3 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|