|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7932
|
Title: | Projecto TurmaMais |
Authors: | Verdasca, José |
Editors: | Alves, E. Leónidas, M. Torres, M. |
Keywords: | TurmaMais; tamanho e composição da turma; a turma como unidade organizacional de análise |
Issue Date: | Feb-2012 |
Publisher: | Fundação Calouste Gulbenkian |
Abstract: | O seu conteúdo reflecte, por um lado, perspectivas e desafios nas dimensões organizacional e sociopolítica da escola como organização, elementos contextuais e aspectos organizativos, acontecimentos e testemunhos considerados significativos no quadro da concretização e desenvolvimento do projecto e, por outro lado, os resultados alcançados pela ESRSIE e respectiva evolução desses resultados ao longo de um período temporal alargado que se apresenta dividido em dois sub-períodos, antes e após a experimentação do projecto TurmaMais.
Para além da análise documental, relevante na contextualização e no enquadramento organizacional do projecto em termos teórico-conceptuais, mobilizam-se outros instrumentos metodológicos e fontes de informação: fonte estatística, reportando acontecimentos demográficos relativos às respectivas gerações escolares (coortes) e permitindo o apuramento de elementos sobre os níveis de retenção e qualidade do sucesso, os resultados dos exames de 9º ano de Português e de Matemática, a densidade das ofertas formativas dos cursos de educação e formação, o índice ‘coortal’ (geracional) de conclusão de ciclo e a projecção do desempenho escolar no secundário; por outro lado, informação recolhida através de entrevistas formais e informais a alunos, a pais/encarregados de educação e a professores, bem como apreciações e pontos de vista captados em observações de campo e reuniões de coordenação e acompanhamento levadas a efeito pela equipa de acompanhamento e avaliação com a coordenadora operacional do projecto e órgãos de direcção e de orientação educativa da escola.
Em termos de organização, o presente documento encontra-se estruturado em três capítulos a que se segue uma conclusão geral e respectivas recomendações: no capítulo 1, intitulado ‘Na busca de um referente teórico-conceptual’, apresenta-se um conjunto de notas de reflexão tendentes a justificar a urgência de experienciar e desenhar novas soluções organizativas no combate ao insucesso escolar e ao afirmar da escola como organização central na definição e concretização das estratégias de acção para esse combate; no capítulo 2, intitulado ‘Lançamento e desenvolvimento do projecto TurmaMais’, pretende-se dar a conhecer os antecedentes, objectivos e alguns dos contornos contextuais e organizativos que estiveram na base do surgimento do projecto e que lhe permitiram dar corpo e afirmação. Apresentam-se testemunhos, reacções e comentários de actores directamente implicados na experiência, bem como uma súmula da evolução dos resultados alcançados, compreendendo um primeiro período antes da aplicação da experiência TurmaMais e um segundo período após a experiência, com cenários comparativos diversos (ESRSIE - ESRSIE, ESRSIE - outras escolas, ESRSIE - país); o capítulo 3, a que se dá o título ‘O reconhecimento pelo ME da TurmaMais como projecto de referência nacional’, incorpora apontamentos da afirmação local do projecto e da sua projecção nacional como um dos projectos de referência inspiradores do Programa Mais Sucesso Escolar, lançado à escala nacional em Maio de 2009 pelo Ministério da Educação; a fechar, uma síntese conclusiva, recomendações e desafios num campo organizacional com contornos de crescente complexidade e imprevisibilidade e em que as vontades dos múltiplos actores, responsáveis e directamente implicados nos processos organizacionais escolares, serão sempre decisivas em cada passo para o aprofundamento da autonomia da escola-organização, do redireccionamento e desenvolvimento da sua tecnoestrutura, tendo em vista a melhoria dos resultados escolares e das necessárias condições de ensino e aprendizagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7932 |
ISBN: | 978-972-31-1432-4 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|