Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7823
|
Title: | O Quadro Interativo no Ensino da Matemática Analisando o Trabalho de Dois Professores em Contexto de Colaboração |
Authors: | Borralho, António Corrente, Amália |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Quadro interactivo Trabalho Colaborativo Desenvolvimento Profissional do Professor Ensino-aprendizagem da Matemática |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Departamento de Pedagogia e Educação |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo compreender o impacto do quadro interativo no ensino da Matemática. Pretendia identificar-se de que forma um ambiente colaborativo poderia influenciar a exploração e manuseamento do quadro interativo, e qual o seu contributo para o desenvolvimento profissional do professor.
Na conceptualização teórica abordou-se a utilização do quadro interativo em sala de aula e o desenvolvimento profissional do professor numa perspetiva de trabalho colaborativo.
Foi seguida uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa que envolveu dois estudos de caso. A recolha de dados baseou-se na observação de aulas e realização de entrevistas semiestruturadas a dois professores, e na realização de sessões de reflexão conjuntas.
A investigação permitiu identificar fatores de utilização do quadro interativo em sala de aula e concluir que o contexto colaborativo da equipa de trabalho constituiu um suporte de desenvolvimento profissional para os professores |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7823 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|