Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7823

Title: O Quadro Interativo no Ensino da Matemática Analisando o Trabalho de Dois Professores em Contexto de Colaboração
Authors: Borralho, António
Corrente, Amália
Editors: Magalhães, Olga
Folque, Assunção
Keywords: Quadro interactivo
Trabalho Colaborativo
Desenvolvimento Profissional do Professor
Ensino-aprendizagem da Matemática
Issue Date: 2012
Publisher: Departamento de Pedagogia e Educação
Abstract: Este estudo teve como objetivo compreender o impacto do quadro interativo no ensino da Matemática. Pretendia identificar-se de que forma um ambiente colaborativo poderia influenciar a exploração e manuseamento do quadro interativo, e qual o seu contributo para o desenvolvimento profissional do professor. Na conceptualização teórica abordou-se a utilização do quadro interativo em sala de aula e o desenvolvimento profissional do professor numa perspetiva de trabalho colaborativo. Foi seguida uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa que envolveu dois estudos de caso. A recolha de dados baseou-se na observação de aulas e realização de entrevistas semiestruturadas a dois professores, e na realização de sessões de reflexão conjuntas. A investigação permitiu identificar fatores de utilização do quadro interativo em sala de aula e concluir que o contexto colaborativo da equipa de trabalho constituiu um suporte de desenvolvimento profissional para os professores
URI: http://hdl.handle.net/10174/7823
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
jornadas-invest-DPE_AmaliaCorrente_AB.pdf139.91 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois