|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4860
|
Title: | O que dizem os estudantes do ensino secundário e do ensino superior sobre as práticas de ensino - um estudo sobre a qualidade de ensino em Évora (Portugal) |
Authors: | Bonito, Jorge Oliveira, Maria Manuela Rebelo, Hugo Saraiva, Margarida Trindade, Vítor |
Editors: | Ferreira, N. Pereira, M. Silva, S. |
Keywords: | Qualidade Ensino Representações |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Tuiuti do Paraná |
Abstract: | A qualidade é actualmente preocupação da maioria dos sistemas naturalmente, também, nos sistemas educativos, onde se assume como uma das principais metas (e.g., MEC, 1999). Matias (1999) concluía que o problema da qualidade de ensino se encontra associado ao problema da qualidade do professor, ou seja, da sua qualidade humana, do nível científico dos seus conhecimentos e da sua preparação pedagógica, por exemplo, ao nível da animação educativa. Para dar resposta a estas preocupações, foi construído um projecto de pesquisa para o triénio 2007-2010, que procurasse compreender as perspectivas dos estudantes portugueses dos ensinos secundário e superior sobre a qualidade de ensino. Num primeiro momento, foram inquiridos os alunos do último ano do ensino secundário de uma escola pública e, de forma paralela, os alunos do 1.º ano de enfermagem e de gestão da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja. Neste artigo, dá-se conta dos resultados relativos às variáveis “rendimento académico”, “motivação dos alunos”, “empenho dos docentes” e “metodologias de ensino”, comparando estes dois níveis de ensino e identificado o quadro perfilhado pelos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4860 |
ISBN: | ISBN 2175-7577 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|