|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4842
|
Title: | A qualidade do ensino no curso de enfermagem: percepções dos estudantes. Quadro sinóptico entre dois estudos exploratórios |
Authors: | Bonito, Jorge Rebelo, Hugo Trindade, Vítor Oliveira, Maria Manuela |
Keywords: | Enfermagem Qualidade de ensino |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | I Simpósio Internacional de Enfermagem, Faculdade de Santa Marcelina |
Abstract: | A problemática da qualidade no ensino (QE) tem ocupado um lugar de
destaque mundial no debate sobre Educação, tanto nos palcos académicos,
como nos órgãos de informação pública. A QE constitui-se como elemento
referência na tomada de decisões que afectam e reformam todos os sistemas
educativos, razão pela qual são investidos, actualmente, bastantes recursos
neste campo do conhecimento.
O Centro de investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora,
em Portugal, desenvolve, actualmente um projecto de investigação designado
“Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal
sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior.
Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso”
(PTDC/CED/66574/2006), que abreviadamente designaremos por QESA,
financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo da República Portuguesa.
Neste mesmo centro, um outro projecto intitulado “A Influência de variáveis
pessoais e contextuais no rendimento académico: a situação do ensino
superior público no Alentejo”, adiante designado por IVRA, foi financiado e
desenvolvido entre 2007-2008. Estes estudos, ainda que de financiamento
moderado, espelham bem a importância do papel da investigação em fornecer
às instituições de ensino ferramentas que permitam responder com eficácia aos
novos desafios apresentados por uma sociedade em permanente mutação, no
intuito de garantir o cumprimento dos objectivos educacionais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4842 |
ISBN: | 978-85-98141-08-4 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|