|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4825
|
Title: | O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação |
Authors: | Canavarro, Ana Paula Serrazina, Lurdes Guerreiro, António Rocha, Isabel Portela, José |
Editors: | Nunes, Cláudia Henriques, Ana Caseiro, Ana Silvestre, Ana Pinto, Hélia Jacinto, Hélia Ponte, João Pedro |
Keywords: | Educação matemática Formação de Professores Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | APM |
Citation: | Serrazina, L.,Canavarro, A. P.,Guerreiro, A., Rocha, I., Portela, J. (2011). O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação. in Nunes, C., Henriques, A.C., Caseiro, A., Silvestre, A. I., Pinto, H., Jacinto, H. , Ponte, J. P. (Orgs.), Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM (Edição digital) |
Abstract: | Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua grande maioria, realizados por membros de equipas do PFCM ou da Comissão de Acompanhamento. A maior parte destes estudos centra-se no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, com incidência na análise do aprofundamento do seu conhecimento matemático, didáctico e curricular. Um olhar transversal sobre os estudos permite destacar os contributos do modelo do PFCM, centrado na prática lectiva, com grande ênfase na leccionação e na reflexão sobre a mesma, para a evolução dos professores participantes no PFCM. O papel da análise das produções dos alunos para a reflexão dos professores é outro aspecto a destacar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4825 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|