Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4708

Title: Avaliação de propriedades estruturais de membranas lipídicas após substituição do colesterol por análogos fluorescentes
Authors: Robalo, João R.
Canto, António M. T. Martins do
Carvalho, A. J. Palace
Ramalho, J. P. Prates
Loura, Luís M. S.
Keywords: lipid bilayers
molecular dynamics
molecular simulation
POPC
Cholesterol
Issue Date: Jul-2011
Citation: João R. Robalo, António M. T. Martins do Canto, A. J. Palace Carvalho, J. P. Prates Ramalho, Luís M. S. Loura, "Avaliação de propriedades estruturais de membranas lipídicas após substituição do colesterol por análogos fluorescentes", poster apresentado no XXII Encontro Nacional da SPQ, Braga, Portugal, Julho 2011.
Abstract: A espectroscopia e a microscopia de fluorescência têm sido usadas em biofísica de membranas há décadas. Como a unidade estrutural básica das membranas biológicas é a bicamada de lípidos e estes não fluorescem, o uso de sondas extrínsecas de membrana é uma necessidade. Contudo, duas questões preocupantes se levantam quanto ao uso de sondas extrínsecas de fluorescência em estudos de membranas. Em primeiro lugar, o comportamento das moléculas de sonda na bicamada (que região da bicamada elas reportam, as suas dinâmicas translacional e rotacional) é frequentemente mal conhecido. Em segundo lugar, na interpretação de resultados de experiências de fluorescência, pode ser difícil distinguir entre propriedades legítimas da membrana e efeitos de perturbação resultantes da incorporação da sonda. Para este efeito, as simulações por dinâmica molecular (MD), ao providenciarem informação detalhada à escala atómica, representam um meio valioso para caracterizar a localização e dinâmica de sondas na bicamada, assim como a magnitude de perturbação que elas induzem na estrutura lipídica [1]. Neste contexto, optimizaram-se, com recurso ao programa Firefly, as estruturas do colesterol e de dois análogos fluorescentes (desidroergoesterol e colestatrienol) ao nível de teoria DFT/R-B3LYP/6-31G(d) e submeteram-se em seguida ao servidor de topologias ATB, inscrevendo simultaneamente as cargas parciais calculadas na topologia molecular. Estas topologias foram utilizadas na construção de modelos de membranas lipídicas constituídas por POPC, colesterol e uma das sondas fluorescentes acima identificadas. Os modelos assim obtidos foram hidratados e sujeitos a simulações de MD, donde se calculou a área por lípido, a espessura e densidade da bicamada, os coeficientes de difusão lateral para as espécies presentes e os parâmetros de ordem das cadeias acilo. As simulações foram efectuadas em ensemble NPT através do pacote de software GROMACS. Análises preliminares permitiram a comparação dos comportamentos na bicamada dos esteróis fluorescentes com o do colesterol, informação vital para validar o uso dos primeiros como análogos fluorescentes do segundo. REFERÊNCIAS [1] Loura, L.M.S.; Prates Ramalho, J.P. Biophys. Rev. 1 (2009), 141.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4708
Type: article
Appears in Collections:QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Robalo_XXII_Encontro_Nacional_SPQ.pdf88.89 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois