|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4352
|
Title: | Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre o modelo didáctico pessoal |
Authors: | Bonito, Jorge Rebelo, Hugo |
Editors: | Barca, A. Peralbo, M. Porto, A. Brenlla, J. C. Silva, B. D. Almeida, L. S. |
Keywords: | conhecimento profissional modelo didático pessoal formação de professores |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho |
Abstract: | Os trabalhos de investigação parecem apontar para concepções didácticas dos professores no sentido de conceber o ensino como uma actividade centrada na explicação do professor, sendo os conteúdos o eixo da organização da aula. Este tipo de dados «reafirmam a evidência quotidiana de que na escola predomina ainda o ensino que se pode designar de tradicional». Para além disso, existem práticas alternativas a este modelo, embora não se apresentem bem fundamentadas e, portanto, com grande consistência. Parece assim evidente, que este tipo de práticas alternativas não é ainda, em quantidade e natureza, suficiente para que se possa afirmar que existe já um referencial curricular com suficiente tradição para poder, a curto prazo, transformar as práticas, e passar de um modelo tradicional e outras perspectivas onde o eixo da organização da aula seja a mediação da aprendizagem realizada pelo aluno. O instrumento de inquérito utilizado neste estudo consiste em 51 afirmações que estão organizadas nas originais quatro categorias (imagem da ciência, modelo didáctico pessoal, teoria subjectiva da aprendizagem e metodologia de ensino), elaborado com base no originalmente conhecido INPECIP, sendo a sua primeira versão foi construída por Martín del Pozo.Os dados que obtivemos apresentam consistência, encontrando-se na linha dos descritos por outros autores. Colocam em evidência que a abordagem curricular, da maioria dos professores de biologia e de geologia, consiste numa translação do empirismo científico para o terreno didáctico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4352 |
ISSN: | 1138-1663 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|