|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4333
|
Title: | O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910-1926) |
Authors: | Rebelo, Hugo Bonito, Jorge Marques, Luis |
Editors: | Barca, A. Peralbo, M. Porto, A. Brenlla, J. C. Silva, B. D. Almeida, L. S. |
Keywords: | Ensino das ciências experimentais I República Educação História da ciência |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación e Universidade do Minho |
Abstract: | O ensino das ciências experimentais (ECE) em Portugal ficou, como pretendemos demonstrar, fortemente marcado pela instauração da República, que comemorou no ano transacto o seu centenário. A República de 1910 pretendeu reformar toda a mentalidade portuguesa, através do pilar base – a educação – pela qual seria capaz de sacudir a nossa maneira de ser, lançando desta forma o país para um progresso de nível europeu. O estudo a que nos propomos, uma investigação documental no domínio da História da Ciência1, visa aprofundar os conhecimentos existentes sobre esta época e perceber o impacto da reforma do ECE, principalmente nos Liceus, caracterizando as principais figuras, políticas e docentes responsáveis pela sua conceptualização e aplicação. Através desta investigação procuraremos lançar as primeiras bases para descobrir as origens deste pensamento, querendo ainda comparar os fundamentos psicopedagógicos, epistemológicos e sociológicos da época com as principais ideias actualmente presentes no ensino da Ciência. Com este trabalho pretendemos, num primeiro momento, apresentar e divulgar o desenho da investigação e os seus objectivos, na procura de estabelecer parcerias e receber contributos da comunidade académica interessada por esta problemática. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4333 |
ISSN: | 1138-1663 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|