Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37515

Title: Afecto e aprendizagem em contextos de educação superior
Authors: Chaleta, Elisa
Editors: Brito, Pedro
Brito, João
Keywords: Emoções
Sentimentos
Aprendizagem
Ensino Superior
Issue Date: 2024
Publisher: Pedro & João Editores
Citation: Chaleta, E. (2024). Afecto e aprendizagem em contextos de educação superior. In S. Areosa, S. Marcon, Daltro, M. & L. Going, Pesquisas e práticas de cuidado: Desafios dos Mestrados Profissionais em Psicologia (pp 31-66). São Carlos, Brasil: Pedro & João Editores
Abstract: Nos estudos iniciais que realizámos identificámos uma forte presença da componente afectiva nas descrições dos estudantes acerca das suas experiências de aprendizagem. Com alguma frequência, quando os questionávamos sobre o que pensavam acerca de determinado aspecto relativo à sua aprendizagem, obtínhamos como início de resposta “eu sinto que…”. As entrevistas realizadas a estudantes de primeiro e último ano de vários cursos acerca das emoções/sentimentos que experienciavam ‘enquanto estudavam’ permitiram a identificação de dois tipos contrastantes: emoções/sentimentos positivos (satisfação/prazer, curiosidade e motivação associados à ideia de realização pessoal) e emoções/sentimentos negativos (desespero/desânimo, impotência/frustração, angústia/ansiedade, insegurança/falta de confiança em si próprio e medo de falhar associados a stress/fadiga). Os sentimentos/emoções negativos foram mais referidos pelos estudantes do primeiro ano e os sentimentos/emoções positivos mais referidos pelos estudantes do último ano dos cursos. Por norma, as emoções e os sentimentos positivos surgiam associados ao gosto pela matéria em estudo e à possibilidade da sua compreensão e as emoções e os sentimentos negativos associados a não gostar da matéria e a dificuldades de compreensão, pelo que encontrámos, frequentemente, no mesmo estudante, referências positivas e negativas. Verificámos também que os estudantes do primeiro ano revelavam menos habilidades de controlo e gestão (regulação) das suas emoções e sentimentos em situações de aprendizagem.
URI: Pesquisas & Práticas de Cuidado: Desafios dos Mestrados Profissionais em Psicologia – Pedro & João Editores
http://hdl.handle.net/10174/37515
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Afecto e aprendizagem em contextos de educação superior.pdf15.37 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois