Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37446
|
Title: | Colaboração entre professores na planificação de estratégias pedagógicas com o digital: ciclo inicial de investigação-ação para a conceção de um plano de formação baseado no modelo f@r. |
Authors: | Lourenço, Lívia Cruz, Elisabete Costa, Fernando Albuquerque |
Keywords: | Modelo F@R Colaboração entre professores Estratégias pedagógicas com o digital Investigação-Ação |
Issue Date: | Oct-2024 |
Publisher: | AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Citation: | Lourenço, L.; Cruz, E.; Costa, F.A. (2024). Colaboração entre professores na planificação de estratégias pedagógicas com o digital: ciclo inicial de investigação-ação para a conceção de um plano de formação baseado no modelo f@r. Livro de Atas do XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal. Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação. (pp.320-330). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Abstract: | O presente artigo descreve um ciclo de Investigação-Ação de suporte à conceção de um plano de formação que relaciona a colaboração entre professores e a planificação de estratégias pedagógicas com o digital, tendo como base o Modelo F@R (Formação-Ação-Reflexão). Este estudo corresponde ao primeiro de um conjunto de três ciclos de Investigação-Ação desenhados no âmbito de um Projeto de Doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, em desenvolvimento, com o intuito de ampliar a compreensão sobre como a colaboração entre professores do 2o ciclo do ensino básico pode contribuir para a planificação de estratégias pedagógicas inter e transdisciplinares enriquecidas com o digital. Procurando concorrer para os fins em vista, o presente ciclo de Investigação-Ação aborda duas questões essenciais: Como é que os professores percecionam o trabalho colaborativo com os seus pares em geral e, em particular, no que se refere à planificação de estratégias pedagógicas inter e transdisciplinares?; e Em que medida e com que objetivos os professores recorrem à incorporação de tecnologias digitais nas suas práticas de ensino e de aprendizagem, em particular nas que planificam de forma colaborativa? A recolha de dados foi realizada através de entrevistas com a correspondente análise de conteúdo. Os resultados apurados possibilitaram caracterizar o grupo de professores a envolver no ciclo de Investigação-Ação subsequente, dedicado à intervenção formativa propriamente dita, e contribuíram para conceber um plano de formação alinhado, quer com as bases teóricas priorizadas na investigação, quer com as necessidades diagnosticadas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37446 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|