Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37446

Title: Colaboração entre professores na planificação de estratégias pedagógicas com o digital: ciclo inicial de investigação-ação para a conceção de um plano de formação baseado no modelo f@r.
Authors: Lourenço, Lívia
Cruz, Elisabete
Costa, Fernando Albuquerque
Keywords: Modelo F@R
Colaboração entre professores
Estratégias pedagógicas com o digital
Investigação-Ação
Issue Date: Oct-2024
Publisher: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citation: Lourenço, L.; Cruz, E.; Costa, F.A. (2024). Colaboração entre professores na planificação de estratégias pedagógicas com o digital: ciclo inicial de investigação-ação para a conceção de um plano de formação baseado no modelo f@r. Livro de Atas do XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal. Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação. (pp.320-330). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Abstract: O presente artigo descreve um ciclo de Investigação-Ação de suporte à conceção de um plano de formação que relaciona a colaboração entre professores e a planificação de estratégias pedagógicas com o digital, tendo como base o Modelo F@R (Formação-Ação-Reflexão). Este estudo corresponde ao primeiro de um conjunto de três ciclos de Investigação-Ação desenhados no âmbito de um Projeto de Doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, em desenvolvimento, com o intuito de ampliar a compreensão sobre como a colaboração entre professores do 2o ciclo do ensino básico pode contribuir para a planificação de estratégias pedagógicas inter e transdisciplinares enriquecidas com o digital. Procurando concorrer para os fins em vista, o presente ciclo de Investigação-Ação aborda duas questões essenciais: Como é que os professores percecionam o trabalho colaborativo com os seus pares em geral e, em particular, no que se refere à planificação de estratégias pedagógicas inter e transdisciplinares?; e Em que medida e com que objetivos os professores recorrem à incorporação de tecnologias digitais nas suas práticas de ensino e de aprendizagem, em particular nas que planificam de forma colaborativa? A recolha de dados foi realizada através de entrevistas com a correspondente análise de conteúdo. Os resultados apurados possibilitaram caracterizar o grupo de professores a envolver no ciclo de Investigação-Ação subsequente, dedicado à intervenção formativa propriamente dita, e contribuíram para conceber um plano de formação alinhado, quer com as bases teóricas priorizadas na investigação, quer com as necessidades diagnosticadas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37446
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2024 LourencoCruzCosta_Colaboracao entre Professores_AFIRSE24.pdf480.23 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois