|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37356
|
Title: | Construindo pontes e expandido horizontes: Experiências e desafios na formação transdisciplinar em arquivos e bibliotecas na Autónoma Academy |
Authors: | Macedo, Laureano Alvim, Luísa Gomes, Marta Ferreira, Monica Batista, Paulo Patrício, Sandra |
Keywords: | Autónoma Academy Pós-graduação |
Issue Date: | 3-Jul-2024 |
Publisher: | Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa |
Citation: | MACEDO, L. S. A.; GOMES, Marta Cristina Rebelo da Silva; ALVIM, Luísa; BATISTA, Paulo; FERREIRA, Monica; PATRÍCIA, Sandra - "Construindo pontes e expandido horizontes: Experiências e desafios na formação transdisciplinar em arquivos e bibliotecas na Autónoma Academy", in Diálogos na Ciência da Informação – Atas do XIV Encontro EDICIC/Diálogos en Ciencia de la Información – Actas del XIV Encuentro de EDICIC, [Em linha]. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2024, pp. 211-220. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/64777 |
Abstract: | Este artigo apresenta uma análise preliminar das duas primeiras edições do curso de pós-
-graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa em Arquivos e Bibliotecas, ministrado
pela Autónoma Academy em 2023 e 2024, em Portugal. O curso, realizado totalmente online, torna-se
acessível a alunos e docentes de diversas geografias e contribui para o intercâmbio de experiências
académicas. Tem como objetivos o desenvolvimento da investigação nas áreas de promoção e
dinamização cultural e educativa, bem como a preparação de profissionais para a organização de
iniciativas diversas em bibliotecas e arquivos. Pretende-se assim fortalecer estas instituições como
espaços de criação cultural, favorecendo o acesso à informação, conhecimento e cultura. A metodologia
combina abordagens quantitativas e qualitativas, com análise documental e de conteúdo. Os resultados
revelam a diversidade geográfica e académica dos participantes, com alunos provenientes de diversas
regiões de Portugal continental e Regiões Autónomas, e docentes com variadas especialidades e
proveniências geográficas. Destaca-se uma mudança no perfil dos discentes entre as duas edições, com
um aumento significativo de mestres e até mesmo um doutoramento na segunda edição. No entanto,
também houve um aumento no número de alunos desempregados ou inativos profissionalmente,
indicando uma busca por novas oportunidades ou uma mudança de carreira. Em relação à formação
académica, a maioria dos alunos possui licenciatura em Ciências Sociais e Humanas, mas há uma
diversidade crescente de formações de base. Quanto à empregabilidade, verifica-se que a maioria dos
alunos que concluíram o curso estão empregados na área da informação, embora um número
significativo se encontre na procura ativa de emprego no sector. Contudo, a participação ativa e o
interesse dos alunos nas aulas e nos trabalhos destacam o valor desta pós-graduação para o
desenvolvimento profissional. Estas conclusões sugerem que a diversidade geográfica e académica dos
participantes enriquece a experiência de aprendizagem e promove um ambiente colaborativo e de troca
de conhecimentos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37356 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|