Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36602

Title: Jamais devemos desistir dos nossos sonhos”: descobrir a profissão de educador/a de infância e professor/a de 1º ciclo em diálogos intergeracionais no início de formação
Authors: Folque, M. A.
Arcadinho, A.
Editors: Lopes, Amélia
Thomas Dotta, Leanete
Keywords: Formação de professores
diálogos intergeracionais
entrevistas narrativas
Profissionalismo docente
Issue Date: 2023
Citation: Folque, M. A., & Arcadinho, A. (2023). “Jamais devemos desistir dos nossos sonhos”: descobrir a profissão de educador/a de infância e professor/a de 1º ciclo em diálogos intergeracionais no início de formação. Em A. Lopes & L. Thomas Dotta (Coords.), Passado e futuro da profissão docente: diálogos intergeracionais (pp. 6-25). Centro de Investigação e Intervenção em Educação da Universidade do Porto
Abstract: Neste capítulo relatamos a “experiência formadora” (Josso, 2004) vivida em Évora por oito estudantes/investigadoras da Licenciatura em Educação Básica (LEB), participantes no Projeto FYT-ID Cinquenta Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais (PTDC/CED-EDG/1039/2021), a partir das narrativas escritas sobre os diálogos que realizaram com educadoras e professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Propomo-nos assim contar o processo que potenciou estes diálogos, bem como os significados que se foram co-construindo nesta experiência de conhecer histórias de educadoras de infância e professoras do 1º CEB que iniciaram a sua vida profissional antes ou logo a seguir ao 25 de abril de 1974. É nosso objetivo explorar as aprendizagens significativas que as futuras educadoras de infância e professoras do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB) participantes neste estudo destacam a partir de diálogos intergeracionais com docentes que se aproximam agora da idade da reforma. Por último, esperamos contribuir para uma compreensão mais rica sobre o potencial formativo destes diálogos intergeracionais entre docentes e o modo como eles podem tomar forma no contexto da formação inicial de professores.
URI: https://ciie.fpce.up.pt/en/ebooks/passado-e-futuro-da-profissao-docente-dialogos-intergeracionais
http://hdl.handle.net/10174/36602
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
eBook_Passado e Futuro da Profissão Docente Diálogos Intergeracionais-1.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois