Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3515

Title: Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo
Authors: Silvestre, Maria José
Gomes, Sónia
Fialho, Isabel
Cid, Marília
Editors: Barca Lozano, Alfonso
Keywords: avaliação
escolas
família
comunidades escolar e educativa
práticas
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Citation: Silvestre, M. J.; Gomes, S.; Fialho, I. & Cid, M. (2011). Interação escola, família e comunidade nas práticas de Autoavaliação das escolas: um estudo em escolas do Alentejo. Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A Coruña. Universidade da Coruña [CD-ROM] ISSN: 1138-1663.
Abstract: A instituição escolar é um organismo social que, para alcançar os objetivos educacionais, reúne pessoas que interagem mutuamente por meio de estruturas e processos organizativos exclusivos. É um sistema de relações humanas e sociais, com particularidades de interação entre as pessoas que a diferenciam de qualquer empresa convencional. Afigura-se essencial uma gestão holística e sustentável nas áreas da estratégia, criatividade e inovação, da gestão do capital humano e do conhecimento, sendo importante investir na formação, na comunicação/informação e na autorregulação/autoavaliação. Numa sociedade em constante transformação, que exige mudanças rápidas, parece necessário investir na comunicação, desenvolver as capacidades dos atores organizacionais e intensificar e rentabilizar as interações entre a escola, a família e a comunidade. Visando conhecer o grau de participação das famílias e comunidade educativa na concretização do processo de autoavaliação das escolas bem como identificar boas práticas nas interações entre as escolas, as famílias e a comunidade escolar, extra-escolar e educativa – nomeadamente em áreas como as da formação e da comunicação e informação –, o presente estudo, partindo dos dados constantes nos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, visa responder à problemática De que forma participam as famílias e a comunidade envolvente no processo de autoavaliação das organizações escolares?
URI: http://hdl.handle.net/10174/3515
ISSN: 1138-1663
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
XI_Congreso_Internacional 2859-2870.pdf157.95 kBAdobe PDFView/Open
Interação escola, família e comunidade nas Práticas de AAE.pdf368.65 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois