Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34856

Title: As políticas educativas no pós-pandemia: o combate às desigualdades sociais
Authors: Franjoso, Ana Carolina dos Santos
Advisors: Verdasca, José
Keywords: Políticas Educativas
COVID-19
Desigualdades
Poder Local
DGEstE Alentejo
Educational Policies
COVID-19
Inequalities
Local Power
DGEstE Alentejo
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A pandemia de COVID-19, obrigou o Governo português a repensar nas suas estratégias educativas, levando ao encerramento das escolas e, a um novo modelo de ensino, o ensino a distância. Com as medidas de distanciamento social sugeridas pela OMS, e o confinamento imposto pelo Governo, observou-se a um aumento das desigualdades educativas, sociais e económicas, principalmente entre os alunos mais desfavorecidos. Um ano após o início da pandemia redefinem-se as políticas educativas e, criam-se medidas de combate às disparidades acentuadas por esta crise sanitária. A proposta de estágio, acima titulada, tem como tema as políticas educativas portuguesas, tendo como objetivo compreender as suas contribuições para uma redução das desigualdades acentuadas pelo vírus SARS-CoV-2, de modo alcançar o objetivo proposto será realizado um estágio curricular na DGEstE Alentejo. Pode-se concluir, que diversas foram as medidas implementadas, salientando a resiliência e trabalho em rede, que ao longo do presente relatório se evidencia; ABSTRACT: Educational Policies in the Post-Pandemic: combating social differences The COVID-19 pandemic forced the Portuguese Government to rethink its educational strategies, leading to the closure of schools and, to a new teaching model, distance learning. With the social distancing measures suggested by the OMS, and the confinement imposed by the Government, there has been an increase in educational, social and economic inequalities, especially among the most disadvantaged students. One year after the beginning of the pandemic, educational policies are redefined and measures are created to combat the disparities accentuated by this health crisis. The internship proposal, titled above, has as its theme the portuguese educational policies, aiming to understand their contributions to a reduction of inequalities accentuated by the SARS-CoV-2 virus, in order to achieve the proposed objective, a curricular internship will be carried out at DGEstE Alentejo. It can be concluded that several measures were implemented, emphasizing resilience and networking, which is evident throughout this report
URI: http://hdl.handle.net/10174/34856
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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