Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32364

Title: A autoridade docente e os modos de agir no espaço escolar na interação professor-aluno - Jos
Authors: Resende, José Manuel
Gouveia, Luís
Beirante, David
Editors: Resende, José Manuel
Xavier, Beatriz
Keywords: relação professor-aluno
Autoridade docente
regimes de envolvimento
Issue Date: 2021
Publisher: Lema d'Origem
Citation: Resende, J. M., Gouveia, L. C. P., & Beirante, D. A. A. P. (2022). A autoridade docente e os modos de agir no espaço escolar na interação professor-aluno. In J. A. Palhares & A. J. Afonso (Eds.), +Livro de Ataas, Infância(s) e juventude(s) na sociedade e educação contemporâneas (pp. 575–584). Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd).
Abstract: A massificação da escolarização constitui um elemento incontornável de enquadramento quando se analisa as sociabilidades no espaço escolar, trazendo o alargamento da escolaridade obrigatória profundas mutações para as interações que se desenrolam no quotidiano escolar. De um lado, a escola deixa de ser um espaço reservado para o trabalho, passando igualmente a ser um espaço de cultivo de sociabilidades e onde a cultura escolar coexiste com objetos oriundos da cultura massas. Por outro lado, este quadro de complexificação do quadro social estudantil é necessariamente acompanhado de uma complexificação do trabalho docente, nomeadamente, nas composições que presidem às formas de agir com os alunos, onde questões como a afetividade, enquadrada num envolvimento de proximidade, pode ser um elemento que assume relevo nas lógicas atuantes na relação com a figura do discente – formas de agir essas que se mostram compósitas e que não deixam de assentar em rotinas incertas e que transportam incertezas do ponto de vista das suas consequências e efeitos na relação com os alunos e o estatuto profissional dos docentes. Estendendo-se esta complexidade relacional aos vários momentos e espaços escolares, é na sala de aula enquanto território específico de interação que estas lógicas atuantes assumem também especificidades do ponto de vista das dificuldades e dilemas colocados ao professor, em particular, do ponto de vista da gestão da autoridade enquanto elemento central nas apreciações críticas destes profissionais relativamente ao seu quotidiano. É em resultados obtidos de uma tese de doutoramento (mas igualmente antecedida e com contributos de outras incursões nas escolas no âmbito de um programa de pesquisa mais abrangente) e que abarca diferentes técnicas de recolha e análise de dados – nomeadamente, entrevista semidiretiva e questionário por cenários – que a presente comunicação se fundamenta. Tendo na relação docente-discente uma dimensão central de análise, é a partir de um olhar praxeológico, centrado nas práticas e operações críticas dos atores, que se pretende evidenciar estas complexas composições nas formas de agir nas interações entre estes protagonistas.
URI: https://doi.org/10.21814/1822.76457
http://hdl.handle.net/10174/32364
ISBN: 978-989-8890-97-9
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capa-sumário2.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
Resende, Gouveia et al. 2022 - A autoridade docente.pdf214.84 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois