|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32280
|
Title: | Professoras em formação e imagens de obras de arte: encontros, olhares e narrativas de si |
Authors: | Ostetto, Luciana Folque, M. A. |
Editors: | Furtado, R. M. M. |
Keywords: | arte & educação formação de professores educação de infância ateliês biográfico-artísticos |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | UFG |
Citation: | Ostetto, L. & Folque, M. A. (2021). Professoras em formação e imagens de obras de arte: encontros, olhares e narrativas de si. In R. M. M. Furtado (Org.) Pensar o ver (pp. 255-280). UFG. |
Abstract: | No campo da formação docente, de onde falamos, pensar a dimensão estética é pensar em possibilidades de contribuir e/ou potenciar o exercício de suspeitar/sentir o mundo, de inspirar ares que oxigenem modos de ser, de ver, de sentir, de fazer-pensar a prática docente, haja vista a compreensão do educador/professor como mediador de culturas. De outra forma, para atuar no complexo cotidiano educativo junto às crianças, é imperativo aprender a observar, olhar, deixar-se capturar por todos os sentidos.
Seguindo essas premissas, o presente texto compartilha movimentos e discussões desencadeados no âmbito de uma investigação desenvolvida com professores e educadores em formação inicial da Universidade de Évora-Portugal (OSTETTO, 2018), a qual se utilizou de ateliês biográfico-artísticos como espaço principal de produção de dados. Dentre as muitas ações constitutivas do desenvolvimento da pesquisa, ao longo dos ateliês realizados fizemos a proposta “Como se fora meu retrato: a obra de arte fala de mim”, convidando as participantes da investigação, diante de um postal com a imagem de uma obra de arte, a olhar, refletir, falar de si “como se”. A proposta do encontro com imagens de obras reproduzidas em cartões postais pretendia ser mais uma oportunidade para ativar conhecimentos sensíveis-sensoriais, entre percepção, imaginação e interpretação, contribuindo para a articulação de pensamento e sensibilidade pelos/nos modos de ver que, articulados à memória, fecundassem tempos para falar de si, provocassem a produção de narrativas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32280 |
ISBN: | 978-65-86089-67-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|