|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32058
|
Title: | Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional |
Authors: | Nogueira, Sílvia Fialho, Isabel |
Editors: | Sebastião, Luís Rebelo, Hugo |
Keywords: | Ensino e Formação Profissional Ciclo de Qualidade EQAVET Escola Profissional Avaliação Externa de Escolas |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | CIEP-UE |
Citation: | Nogueira, S. & Fialho, I. (2020). Contributos para a implementação de um sistema de garantia de qualidade numa escola profissional. In L. Sebastião & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 11 -18). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN: 978-972-778-166-9] |
Abstract: | O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. Este assenta num ciclo de garantia e de melhoria da qualidade que abrange as fases de planeamento, implementação, avaliação e revisão, baseado em critérios de qualidade, descritores indicativos e indicadores de referência, funcionando como uma «caixa de ferramentas» em que os vários utilizadores podem escolher os indicadores mais adequados às necessidades do seu sistema de qualidade.
O estudo foi realizado numa escola profissional da região Alentejo e teve como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como referências, a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho e os relatórios da Avaliação Externa de escolas profissionais, avaliadas nos dois ciclos. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestrutura realizada ao diretor da escola profissional e cinco questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders.
Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET. Estes possibilitaram ainda identificar os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo. Ficou também evidente a importância do EQAVET para a avaliação das escolas profissionais, pois oferece um conjunto de elementos que permitem agilizar processos e operacionalizar procedimentos. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade uma proposta de implementação que vai além do que está determinado pela ANQEP. Esta apresenta um racional que identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e inclui um conjunto de indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas profissionais escolherem os mais adequados à sua realidade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32058 |
ISBN: | 978-972-778-167-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|