|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32057
|
Title: | Fundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior |
Authors: | Fialho, Isabel Cid, Marília |
Editors: | Nobre, Ana Mouraz, Ana Duarte, Marina |
Keywords: | Avaliação pedagógica Investigação-ação Digital Ensino superior |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Aberta |
Citation: | Fialho, I., & Cid, M. (2021). Fundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior. Um processo formativo sustentado na investigação-ação em contexto digital. In A. Nobre, A. Mouraz & M. Duarte (Eds.), Portas que o digital abriu na Investigação em Educação (pp. 151-173). Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.8 |
Abstract: | A pandemia provocada pela Covid-19 impactou a educação em todos os níveis de ensino, levando as instituições, os docentes e
os alunos a responder rapidamente a uma mudança inesperada do ensino presencial para o ensino online. A transição “forçada”,
de um regime para outro, criou desafios e gerou algumas tensões ao nível do ensino, da aprendizagem e da avaliação. Neste texto
partilhamos uma experiência do tipo investigação-ação, que decorreu numa instituição pública de ensino superior, no âmbito de um
curso de formação pedagógica “Fundamentar e Melhorar a Avaliação Pedagógica no Ensino Superior”, criado com o propósito de
disponibilizar ferramentas que possam contribuir para a melhoria do processo pedagógico, particularmente no que se refere à avaliação.
Para além da teorização que fundamenta a importância da formação pedagógica no ensino superior e a investigação-ação, fazemos
a descrição e a avaliação do mesmo tendo por base um questionário para identificação de conceções e práticas de avaliação, o qual
foi aplicado antes e depois da formação. A formação contou com sessões síncronas (na plataforma Zoom) e assíncronas (na plataforma
Moodle) apoiadas em tarefas de ensino, avaliação e aprendizagem. As questões que orientaram este estudo são as seguintes: Quais os
efeitos da investigação-ação, em ambiente digital, nas conceções de avaliação de um grupo de professores? Pode o ambiente digital
ser facilitador de avaliação pedagógica com propósitos formativos? |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32057 |
ISBN: | 978-972-674-904-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|