Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32046

Title: Supervisão da prática letiva. Percursos de formação colaborativa
Authors: Fialho, Isabel
Editors: Barreira, Carlos
Oliveira, Isolina
Keywords: prática letiva
supervisão
reflexão
colaboração
desenvolvimento profissional
Issue Date: 2021
Publisher: E@D, Universidade Aberta
Citation: Fialho, I. (2021). Supervisão da prática letiva. Percursos de formação colaborativa. In C. Barreira, & I. Oliveira (Eds.). Supervisão e desenvolvimento profissional docente (pp.21-30). LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadf.2021.2
Abstract: No atual contexto escolar, a valorização do trabalho colaborativo e a supervisão da prática letiva são uma exigência e um imperativo de uma ação profissional consciente e ponderada. A este imperativo adita-se o desafio de romper preconceitos e quebrar com a cultura docente, fortemente marcada pelo isolamento e o individualismo, criando oportunidades de desenvolvimento profissional, em que o conhecimento e o saber-fazer possam ser partilhados numa construção coletiva de significados, em função das experiências profissionais de cada docente. Assumir a supervisão como uma estratégia de formação significa reconhecer as potencialidades da colaboração no desenvolvimento profissional, a capacidade de passar de uma cultura do “eu” para uma cultura do “nós”. É neste enquadramento que temos vindo a desenvolver, em diversas escolas, algumas experiências de supervisão colaborativa, apoiada nas três etapas do modelo clínico (préobservação, observação e pós-observação) e em alguns pressupostos como o respeito pelos interesses e necessidades de cada professor, a confiança e o caráter voluntário. Neste texto partimos de uma reflexão sobre o papel da supervisão na escola do século XXI, invocando o trabalho colaborativo e a necessidade de mudança na cultura docente. Partilhamos a conceção de supervisão colaborativa que nos move e o modo como tem sido operacionalizada nas escolas, com quem temos vindo a trabalhar, recorrendo a testemunhos de quem viveu, na primeira pessoa, a experiência da supervisão colaborativa, na modalidade interpares.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32046
ISBN: 978-972-674-906-6
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2021. Cap - Supervisão da prática letiva. Percursos de formação colaborativa, 38-47.pdf5.02 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois