Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31933

Title: Diferenciação Pedagógica: um caminho para a inclusão
Authors: Prado, Danielle Nunes
Artur, Ana
Issue Date: Apr-2022
Publisher: Pedro & João Editores
Citation: Prado, Danielle N. & Artur, A, (2022). Diferenciação Pedagógica: Um caminho para a inclusão. in C. Magalhães & Artur, A.(org). Travessias Luso-Brasileiras. pp 149-168.Pedro & João Editores.
Abstract: Pensar a educação para todos, numa escola que atenda e ensine a todos, tem se tornado um desafio diário para os educadores comprometidos com a perspectiva da inclusão em qualquer lugar do mundo e, portanto, também no Brasil e em Portugal. O paradigma da escola inclusiva que se inicia, sobretudo, através da aprovação da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), traz consigo o princípio orientador de que as escolas devem se adequar às necessidades de todas as crianças, independentemente das suas características individuais e sociais. Põe em foco a necessidade de uma escola acolhedora e responsável, que se afirme capaz de combater as discriminações e que reforce os direitos das crianças no sentido de participarem e vivenciarem a escola em grupo com os seus pares.(...) A partir deste preâmbulo, o presente texto tem como objetivo apresentar a diferenciação pedagógica como uma possibilidade para a prática pedagógica inclusiva na educação infantil. Iniciamos apresentando os documentos da legislação educacional brasileira e portuguesa que orientam a inclusão escolar e que indicam, ou fazem alguma referência, às estratégias relacionadas à diferenciação pedagógica. Num segundo momento, com base em autores da área da Educação, situamos a diferenciação pedagógica enquanto condição para a educação inclusiva, discutimos o conceito de Diferenciação Pedagógica e, por fim, tecemos algumas considerações sobre a aprendizagem cooperativa, como uma modalidade de organização do trabalho de aprendizagem das crianças, e prática de diferenciação pedagógica.
URI: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/travessias-luso-brasileiras-na-educacao-da-infancia/
http://hdl.handle.net/10174/31933
ISBN: 978-65-5869-813-5
78-65-5869-812-8
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EBOOK_Travessias-luso-brasileiras-na-educacao-da-infancia.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois