Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31086

Title: O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS NATURAIS: IMPACTO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS NAS SUAS DINÂMICAS
Authors: Oliveira, Hugo
Bonito, Jorge
Editors: Sá, Maria Helena Araújo e
Morgado, Lina
Keywords: Aprendizagens essenciais
Ciências Naturais
Ensino experimental
Currículo
Issue Date: Feb-2022
Publisher: Universidade de Aveiro
Citation: Oliveira, H., & Bonito, J. (2022). O ensino experimental das ciências naturais: impacto das aprendizagens essenciais nas suas dinâmicas. In M. H. A. Sá, & L. Morgado (Orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 485-497). Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-731-5]
Abstract: A promoção de um ensino de qualidade envolve desenvolver aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados, mobilizáveis para situações concretas, favorecendo, deste modo, o desenvolvimento de competências de nível elevado. Para tal desígnio, o XX Governo Constitucional português adaptou os programas escolares existentes no ensino básico, criando metas curriculares. Diversos agentes educativos assinalaram a extensão destes documentos curriculares, que inibiam a consolidação de aprendizagens, de competências de nível mais elevado e a inclusão de alunos com necessidades educativas específicas. Nesse sentido, o Governo seguinte promoveu a identificação das aprendizagens essenciais a partir das metas curriculares, articuladas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, nos termos da lei, as aprendizagens essenciais passaram a corresponder a um “conjunto de conhecimentos a adquirir, identificados como os conteúdos de conhecimento disciplinar estruturado, indispensáveis, articulados concetualmente, relevantes e significativos, bem como de capacidades e atitudes a desenvolver obrigatoriamente por todos os alunos”. A génese das metas curriculares e das aprendizagens essenciais, na disciplina de Ciências Naturais, consagra um lugar privilegiado ao ensino experimental. O que está por saber é, efetivamente, o efeito que estes mesmos documentos curriculares tiveram na gestão dos processos de ensino e de aprendizagem, em particular na produção de materiais curriculares e na promoção, pelos professores, do ensino experimental das ciências. Daí que este estudo pretenda compreender o impacto que as metas curriculares e as aprendizagens essenciais tiveram na adoção desta metodologia. Adotou-se um desenho investigacional naturalístico, através de um desenho misto, através de estudo descritivo, analítico, transversal e exploratório. A metodologia preconizada inclui: a) análise de documentos curriculares e de manuais escolares, com foco no ensino experimental das ciências; b) inquérito por questionário e por entrevistas a professores de Ciências Naturais; c) elaboração de uma plataforma em linha de apoio ao ensino experimental das ciências.
URI: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/33065/1/V%20ENJIE_Livro%20de%20Atas_S.pdf
http://hdl.handle.net/10174/31086
ISBN: 978-972-789-731-5
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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