|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31086
|
Title: | O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS NATURAIS: IMPACTO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS NAS SUAS DINÂMICAS |
Authors: | Oliveira, Hugo Bonito, Jorge |
Editors: | Sá, Maria Helena Araújo e Morgado, Lina |
Keywords: | Aprendizagens essenciais Ciências Naturais Ensino experimental Currículo |
Issue Date: | Feb-2022 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Citation: | Oliveira, H., & Bonito, J. (2022). O ensino experimental das ciências naturais: impacto das aprendizagens essenciais nas suas dinâmicas. In M. H. A. Sá, & L. Morgado (Orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 485-497). Universidade de Aveiro. [ISBN 978-972-789-731-5] |
Abstract: | A promoção de um ensino de qualidade envolve desenvolver aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados, mobilizáveis para situações concretas, favorecendo, deste modo, o desenvolvimento de competências de nível elevado. Para tal desígnio, o XX Governo Constitucional português adaptou os programas escolares existentes no ensino básico, criando metas curriculares. Diversos agentes educativos assinalaram a extensão destes documentos curriculares, que inibiam a consolidação de aprendizagens, de competências de nível mais elevado e a inclusão de alunos com necessidades educativas específicas. Nesse sentido, o Governo seguinte promoveu a identificação das aprendizagens essenciais a partir das metas curriculares, articuladas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, nos termos da lei, as aprendizagens essenciais passaram a corresponder a um “conjunto de conhecimentos a adquirir, identificados como os conteúdos de conhecimento disciplinar estruturado, indispensáveis, articulados concetualmente, relevantes e significativos, bem como de capacidades e atitudes a desenvolver obrigatoriamente por todos os alunos”. A génese das metas curriculares e das aprendizagens essenciais, na disciplina de Ciências Naturais, consagra um lugar privilegiado ao ensino experimental. O que está por saber é, efetivamente, o efeito que estes mesmos documentos curriculares tiveram na gestão dos processos de ensino e de aprendizagem, em particular na
produção de materiais curriculares e na promoção, pelos professores, do ensino experimental das ciências. Daí que este estudo pretenda compreender o impacto que as metas curriculares e as aprendizagens essenciais tiveram na adoção desta metodologia. Adotou-se um desenho investigacional naturalístico, através de um desenho misto, através de estudo descritivo, analítico, transversal e exploratório. A metodologia preconizada inclui: a) análise de documentos curriculares e de manuais escolares, com foco no ensino experimental das ciências; b) inquérito por questionário e por entrevistas a professores de Ciências Naturais; c) elaboração de uma plataforma em linha de apoio ao ensino experimental das ciências. |
URI: | https://ria.ua.pt/bitstream/10773/33065/1/V%20ENJIE_Livro%20de%20Atas_S.pdf http://hdl.handle.net/10174/31086 |
ISBN: | 978-972-789-731-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|