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http://hdl.handle.net/10174/30704
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Title: | A DIMENSÃO ORGANIZACIONAL DOS PROJETOS DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS: PERCEÇÕES DA SUA EFICÁCIA |
Authors: | Souza, Raimundo Bonito, Jorge |
Editors: | Universidade de Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da |
Keywords: | Promoção e educação para saúde Projetos Eficácia Escolas Dimensão organizacional |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Citation: | Souza, R., & Bonito, J. (2020). A dimensão organizacional dos projetos de promoção e educação para a saúde em agrupamentos de escolas: perceções da sua eficácia. In L. Sebastião & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro nacional de jovens investigadores em educação: livro de atas (pp. 389-401). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-167-6] |
Abstract: | A promoção e educação para a saúde em meio escolar é assumida pelo Ministério da Educação, desde 2014, como um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens. Permite-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. Para o efeito, a escola deve criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa. Estes princípios assentam no novo quadro da política de saúde europeia – Health 2020 – e na Estratégia Europa 2020, ao considerar que a promoção e educação para a saúde tem um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes. Este trabalho teve como objetivo conhecer o impacto que os projetos de promoção e educação para a saúde produzem na prevenção de riscos e na aprendizagem sobre a saúde dos alunos em escolas da região do Alentejo, Portugal, através das perceções dos seus coordenadores e dos diretores dos respetivos agrupamentos de escolas. Optou-se por um desenho de pesquisa multicasos. Envolveu 14 agrupamentos de escolas, através da realização de 28 entrevistas realizadas entre 2015 e 2016. O referencial para a recolha da informação envolve cinco dimensões: organizacional, comunitária, ecológica, psicossocial e curricular. Neste trabalho dá-se conta dos resultados relativos à dimensão organizacional. Concluiu-se que a implementação dos projetos de promoção e educação para a saúde requer uma atenção mais apurada quanto à sua organização estrutural e ao seu contexto, tendo em vista uma aprendizagem mais enfática para produzir um efeito concomitante com o envolvimento de todos os seus intervenientes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30704 |
ISBN: | 978-972-778-167-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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