|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30274
|
Title: | Impacto do novo referencial de avaliação externa de escolas em Portugal nas escolas e nas práticas dos avaliadores: a opinião de inspetores e de peritos externos |
Authors: | Saragoça, José Fialho, Isabel Silvestre, Maria José Correia, Ana Paula Gomes, Sónia |
Editors: | Bermúdez, María de la Paz |
Keywords: | avaliação externa das escolas avaliadores externos referencial de avaliação impacto |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Editorial DYKINSON |
Citation: | Saragoça, J., Fialho, I., Silvestre, M. J., Correia, A. P. & Gomes, S. (2020). Impacto do novo referencial de avaliação externa de escolas em Portugal nas escolas e nas práticas dos avaliadores: a opinião de inspetores e de peritos externos. In M. P. Bermúdez (Ed.), Avances en ciencias de la educación. Investigacion y prática (pp.102-107). Madrid: Editorial DYKINSON. 978-84-1377-597-5 |
Abstract: | A avaliação externa de escolas (AEE) e de agrupamentos de escolas do ensino não superior é, em Portugal, uma realidade consensualizada entre os atores educativos. Desde 2006 o Estado, através da Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), tutelada pelo Ministério da Educação, implementa o Programa de Avaliação Externa de Escolas. Foram já concretizados dois ciclos do programa, tendo o 3.º iniciado em 2018, com um novo referencial. Na sequência de investigações realizadas sobre AEE e no quadro de um projeto de investigação em curso, desenhou-se um estudo exploratório de pendor quantitativo, suportado numa recolha de dados realizada a uma «amostra por conveniência» de avaliadores (inspetores e peritos externos) que já aplicaram o referencial do 3.º ciclo do Programa de AEE. Nesta comunicação fundamentamos teórica e metodologicamente a pesquisa e caracterizamos o instrumento de recolha de dados – inquérito por questionário – a utilizar. Espera-se contribuir para que a discussão entre pares potencie uma reflexão que valorize o conhecimento em torno deste objeto de estudo e forneça inputs para uma investigação mais extensiva neste domínio. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30274 |
ISBN: | 978-84-1377-597-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|