Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30269

Title: Os referenciais da avaliação externa de escolas: análise de um percurso
Authors: Silvestre, Maria José
Fialho, Isabel
Saragoça, José
Correia, Ana Paula
Gomes, Sónia
Editors: Bermúdez, María de la Paz
Keywords: avaliação externa das escolas
políticas educativas
mudança
Issue Date: 2020
Publisher: Editorial DYKINSON
Citation: Silvestre, M. J., Fialho, I., Saragoça, J., Correia, A. P. & Gomes, S. (2020). Os referenciais da avaliação externa de escolas: análise de um percurso. In M. P. Bermúdez (Ed.), Avances en ciencias de la educación. Investigacion y prática (pp.88-94). Madrid: Editorial DYKINSON. 978-84-1377-597-5
Abstract: Em Portugal, a Avaliação Externa de Escolas (AEE) tem sido campo de análise diversa, divulgada em estudos, seminários ou pareceres. Ao longo de três ciclos avaliativos foi sofrendo alterações e contribuiu em grande medida para o aumento da capacidade de autoquestionamento e de avaliação das escolas/agrupamentos. Apresenta-se a análise diacrónica dos Referenciais dos três ciclos da AEE, num estudo de natureza qualitativa que incluiu análise documental e análise de conteúdo com recurso a um sistema de categorias e subcategorias, passando ainda pela identificação dos conceitos, ideias e palavras-chave. O estudo permitiu verificar a similaridade de alguns objetivos, que surgem constantes nos três ciclos da AEE, bem como identificar linhas de convergência e de divergência desse programa governamental, ao longo da sua existência. Destaca-se o principal enfoque de cada um dos ciclos da AEE: no 1.º ciclo, a preocupação central com o nível da governação das escolas e da cultura de avaliação organizacional de prestação de contas; no 2.º ciclo, os resultados escolares; e, no 3.º e atual ciclo, as práticas letivas e a dimensão formativa dos processos de avaliação institucional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30269
ISBN: 978-84-1377-597-5
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cap Silvestre et al -Os referenciais da avaliação externa de escolas análise de um percurso, 2021-88-94.pdf563.09 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois