|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29217
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: o desenvolvimento do padrão motor do salto horizontal em crianças dos 12 aos 14 anos |
Authors: | Brandão, Mafalda Teixeira |
Advisors: | Pomar, Clarinda de Jesus Banha |
Keywords: | Educação Física Prática de Ensino Supervisionada Habilidades de Locomoção Professor Ensino Básico Physical Education Supervised Teaching Practice Ability of Locomotion Teacher Basic Education |
Issue Date: | 2-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O relatório de estágio assume-se como o documento final daquele que foi o ciclo
de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e
Secundário, ministrado pela Universidade de Évora. Assim, pretendo com este
documento partilhar aquela que foi a minha experiência enquanto professora
estagiária, aquando da minha Prática de Ensino Supervisionada, realizada
maioritariamente na Escola Básica Conde de Vilalva, no ano letivo 2016/2017,
com uma turma do sétimo ano de escolaridade.
Tendo em conta que a prática de ensino supervisionada pretende ser o momento
catalisador daquela que será a carreira do professor, integrando o estagiário no
contexto escolar, ao longo do relatório vou descrever aquelas que foram as
decisões metodológicas adotadas no desenvolvimento do processo de ensino e
aprendizagem, fundamentá-las com base no conhecimento científico e
pedagógico, analisá-las criticamente e refletir sobre as suas repercussões. Esta
reflexão incidirá também sobre a forma como percecionei as dificuldades
sentidas, a forma como as ultrapassei e quais as estratégias que adotei para
resolver determinadas situações críticas.
Neste relatório é também apresentado o trabalho de investigação-ação levada a
cabo ao longo de todo o ano letivo, tendo como principal objetivo entender se o
trabalho de força nos membros inferiores, pode trazer melhorias ao nível das
habilidades motoras da locomoção, mais propriamente do salto horizontal. Os
resultados deste estudo indicaram que é possível obter melhorias através da
adoção de uma metodologia de trabalho específico; Abstract:
This report is the final document of the Masters Degree in Physical Education
Teaching in Basic and Secondary Level, taught by the University of Évora. Thus,
with this document I intend to share what was my experience as a trainee teacher,
during my Supervised Teaching Practice, held mainly at the Conde de Vilalva
Basic School, in the academic year 2016/2017, with a class of the seventh year
of schooling.
Bearing in mind that the supervised teaching practice intends to be the ultimate
moment of what will be the teacher's career, integrating the intern in the school
context, throughout this report I will describe those that were the methodological
decisions adopted in the development of the teaching and learning process, base
them on the basis of scientific and pedagogical knowledge, critically analyze them
and reflect on their rebound. It is important to mention that this reflection will also
focus on how I perceived the difficulties that I felt, how I overcame them and what
strategies I adopted to solve some critical situations.
This report also presents the action-research work carried out throughout the
school year, with the main objective of understanding whether strength work on
the lower limbs can bring improvements in the motor skills of locomotion, more
specifically on the horizontal jump. The results of this study indicated that it is
possible to obtain improvements through the adoption of a specific work
methodology. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29217 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|