Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29217

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada em educação física: o desenvolvimento do padrão motor do salto horizontal em crianças dos 12 aos 14 anos
Authors: Brandão, Mafalda Teixeira
Advisors: Pomar, Clarinda de Jesus Banha
Keywords: Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
Habilidades de Locomoção
Professor
Ensino Básico
Physical Education
Supervised Teaching Practice
Ability of Locomotion
Teacher
Basic Education
Issue Date: 2-Feb-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O relatório de estágio assume-se como o documento final daquele que foi o ciclo de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado pela Universidade de Évora. Assim, pretendo com este documento partilhar aquela que foi a minha experiência enquanto professora estagiária, aquando da minha Prática de Ensino Supervisionada, realizada maioritariamente na Escola Básica Conde de Vilalva, no ano letivo 2016/2017, com uma turma do sétimo ano de escolaridade. Tendo em conta que a prática de ensino supervisionada pretende ser o momento catalisador daquela que será a carreira do professor, integrando o estagiário no contexto escolar, ao longo do relatório vou descrever aquelas que foram as decisões metodológicas adotadas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, fundamentá-las com base no conhecimento científico e pedagógico, analisá-las criticamente e refletir sobre as suas repercussões. Esta reflexão incidirá também sobre a forma como percecionei as dificuldades sentidas, a forma como as ultrapassei e quais as estratégias que adotei para resolver determinadas situações críticas. Neste relatório é também apresentado o trabalho de investigação-ação levada a cabo ao longo de todo o ano letivo, tendo como principal objetivo entender se o trabalho de força nos membros inferiores, pode trazer melhorias ao nível das habilidades motoras da locomoção, mais propriamente do salto horizontal. Os resultados deste estudo indicaram que é possível obter melhorias através da adoção de uma metodologia de trabalho específico; Abstract: This report is the final document of the Masters Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Level, taught by the University of Évora. Thus, with this document I intend to share what was my experience as a trainee teacher, during my Supervised Teaching Practice, held mainly at the Conde de Vilalva Basic School, in the academic year 2016/2017, with a class of the seventh year of schooling. Bearing in mind that the supervised teaching practice intends to be the ultimate moment of what will be the teacher's career, integrating the intern in the school context, throughout this report I will describe those that were the methodological decisions adopted in the development of the teaching and learning process, base them on the basis of scientific and pedagogical knowledge, critically analyze them and reflect on their rebound. It is important to mention that this reflection will also focus on how I perceived the difficulties that I felt, how I overcame them and what strategies I adopted to solve some critical situations. This report also presents the action-research work carried out throughout the school year, with the main objective of understanding whether strength work on the lower limbs can bring improvements in the motor skills of locomotion, more specifically on the horizontal jump. The results of this study indicated that it is possible to obtain improvements through the adoption of a specific work methodology.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29217
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Educacao_Fisica_nos_Ensinos_Basico_e_Secundario-Mafalda_Teixeira_Brandao.pdf7.95 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois