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Title: O Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas, nos três ciclos avaliativos, no contexto das políticas educativas vigentes
Authors: Fialho, Isabel
Saragoça, José
Correia, Ana Paula
Gomes, Sónia
Silvestre, Maria José
Editors: Pacheco, José Augusto
Morgado, José Carlos
Sousa, Joana
Keywords: avaliação organizacional
avaliação externa
políticas educativas
Issue Date: 2020
Publisher: Porto Editora
Citation: Fialho, I., Saragoça, J., Correia, A. P., Gomes, S., & Silvestre, M. J. (2020). O Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas, nos três ciclos avaliativos, no contexto das políticas educativas vigentes. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado, & J. Sousa (Eds.), Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais (pp. 63-100). Porto: Porto Editora. [ISBN: 978-972-0-34919-4]
Abstract: O Programa de Avaliação Externa das Escolas implementado em Portugal desde 2006 encontra-se atualmente a iniciar o seu 3.º ciclo avaliativo, eviden-ciando continuidades e descontinuidades com os ciclos anteriores, reflexo das políticas educativas vigentes. Partindo de um questionamento sobre a prestação de contas das organizações escolares portuguesas, analisámos os programas de Governos Constitucionais para a área da Educação e os princi-pais normativos legais que nortearam/norteiam a governação e o quotidiano das escolas, com o objetivo de compreender de que forma os quadros de referência do Programa da Avaliação Externa das Escolas, nos seus três ciclos avaliativos, refletiram/refletem as políticas educativas vigentes. Desenhámos e implementámos um estudo enquadrado no paradigma interpretativo, que recorreu a uma investigação de natureza qualitativa e privilegiou a análise de conteúdo de documentos que obtivemos através da Web. Constata-se que as políticas educativas têm vindo a ser adaptadas, gradualmente, aos novos desígnios da sociedade, havendo uma clara tendência no empoderamento das organizações escolares para responder, local e contextualizadamente, às necessidades das comunidades educativas que servem. A aposta tem recaído no reforço da autonomia administrativa e curricular das escolas, associada a uma maior responsabilização, e na criação de condições para que ocorram as mudanças estruturais entendidas como essenciais para que as escolas tracem o seu percurso na construção da prestação de um serviço de educação de qualidade para todos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29075
ISBN: 978-972-0-34919-4
Type: bookPart
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