Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27213
|
Title: | A Comunicação Matemática na Formação Inicial de Professores: Concepções Manifestadas em Práticas Letivas |
Authors: | Araujo, Angelica Borralho, António |
Keywords: | Comunicação Matemática Formação Inicial de Professores Concepções Anos Iniciais |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | Araujo, A. & Borralho, A. (2019). A Comunicação Matemática na Formação Inicial de Professores: Concepções Manifestadas em Práticas Letivas. In A. Hochhann & C. C, Freitas (Eds.), Formação Docente e Trabalho Pedagógico: Contextos Atuais (pp. 177-192). Goiâna (Brasil): Editora Scotti. (ISBN: 978-65-81104-04-7 (papel)) (ISBN: 978-65-81104-05-4 (E-book)). |
Abstract: | Durante a fase escolar, a sala de aula, assim como a escola, é o meio social no qual estamos inseridos na maior parte do tempo. Nesse ambiente social, professores e alunos comunicam suas ideias. E, pelo processo de comunicação, elas se transformam em objetos de reflexão, discussão e refinamento; pode-se construir seu significado e torná-las públicas. Por isso, elegemos como objetivo discutir as concepções sobre comunicação matemática manifestadas nas práticas letivas de uma professora em formação inicial.Identificamos que as dimensões dos modos de comunicação (unidirecional, contributiva e reflexivo-instrucional)
e dos níveis de comunicação (instrumento de regulação do professor, meio de promover o desenvolvimento da capacidade de comunicação dos alunos e meio de promover o desenvolvimento de significados matemáticos) se manifestam, nas práticas letivas, de forma diferente, quando confrontadas com as concepções. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27213 |
ISBN: | 978-65-81104-04-7 |
ISSN: | 978-65-81104-05-4 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|