Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27103

Title: Práticas Avaliativas de Docentes Universitários em Portugal: Realidades e Perspectivas
Authors: Cid, Marília
Borralho, António
Fialho, Isabel
Editors: Oivencia, Juan
Menezes, Eloy
Cid, Marília
Cano, Esteban
Keywords: avaliação das aprendizagens
Práticas Avaliativas
Ensino Superior
Issue Date: 2017
Publisher: AFOE
Citation: Cid, M., Borralho, A. & Fialho, I. (2017). Práticas Avaliativas de Docentes Universitários em Portugal: Realidades e Perspectivas. In J. J. Olivencia, E. L. Meneses, M. C. Cid & E. V. Canos (Eds), Investigaciones Innovadoras Hispano-lusas en Àmbitos Universitarios: Una Mirada Española y Portuguesa (pp. 30-52). Sevilha (Espanha): AFOE. (ISBN: 978-84-697-8028-2). Retirado de https://books.google.es/books?id=3baPDwAAQBAJ&pg=PT29&hl=pt-PT&source=gbs_toc_r&cad=3#v=onepage&q&f=false
Abstract: Este estudo integrado num projecto de investigação que caracterizou o ensino, a avaliação e a aprendizagem em universidades portuguesas e brasileiras, baseou-se em resultados da investigação levada a cabo nos últimos anos e que tem vindo a destacar o papel que a avaliação pode desempenhar na melhoria da aprendizagem e do ensino. O objectivo geral deste estudo resultou da necessidade de conhecer e compreender as práticas de avaliação de docentes do ensino superior, tendo em particular atenção as práticas reais desenvolvidas no contexto de aulas em universidades.O que se pode afirmar é que o estudo manifesta evidências de que a participação activa dos alunos nos processo de avaliação e aprendizagem conduziu ao desenvolvimento de capacidades complexas de pensamento e a aprendizagens mais significativas. Contudo, não se pode afirmar que este tipo de práticas avaliativas formativas esteja generalizado, sendo até muitas vezes confundida com actividades de natureza sumativa.
URI: https://books.google.es/books?id=3baPDwAAQBAJ&pg=PT29&hl=pt-PT&source=gbs_toc_r&cad=3#v=onepage&q&f=false
http://hdl.handle.net/10174/27103
ISBN: 978-84-697-8028-2
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Práticas avaliativas de docentes universitários em Portugal - realidades e perspetivas.pdf6.64 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois