Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27103
|
Title: | Práticas Avaliativas de Docentes Universitários em Portugal: Realidades e Perspectivas |
Authors: | Cid, Marília Borralho, António Fialho, Isabel |
Editors: | Oivencia, Juan Menezes, Eloy Cid, Marília Cano, Esteban |
Keywords: | avaliação das aprendizagens Práticas Avaliativas Ensino Superior |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | AFOE |
Citation: | Cid, M., Borralho, A. & Fialho, I. (2017). Práticas Avaliativas de Docentes Universitários em Portugal: Realidades e Perspectivas. In J. J. Olivencia, E. L. Meneses, M. C. Cid & E. V. Canos (Eds), Investigaciones Innovadoras Hispano-lusas en Àmbitos Universitarios: Una Mirada Española y Portuguesa (pp. 30-52). Sevilha (Espanha): AFOE. (ISBN: 978-84-697-8028-2). Retirado de https://books.google.es/books?id=3baPDwAAQBAJ&pg=PT29&hl=pt-PT&source=gbs_toc_r&cad=3#v=onepage&q&f=false |
Abstract: | Este estudo integrado num projecto de investigação que caracterizou o ensino, a avaliação e a aprendizagem em universidades portuguesas e brasileiras, baseou-se em resultados da investigação levada a cabo nos últimos anos e que tem vindo a destacar o papel que a avaliação pode desempenhar na melhoria da aprendizagem e do ensino. O objectivo geral deste estudo resultou da necessidade de conhecer e compreender as práticas de avaliação de docentes do ensino superior, tendo em particular atenção as práticas reais desenvolvidas no contexto de aulas em universidades.O que se pode afirmar é que o estudo manifesta evidências de que a participação activa dos alunos nos processo de avaliação e aprendizagem conduziu ao desenvolvimento de capacidades complexas de pensamento e a aprendizagens mais significativas. Contudo, não se pode afirmar que este tipo de práticas avaliativas formativas esteja generalizado, sendo até muitas vezes confundida com actividades de natureza sumativa. |
URI: | https://books.google.es/books?id=3baPDwAAQBAJ&pg=PT29&hl=pt-PT&source=gbs_toc_r&cad=3#v=onepage&q&f=false http://hdl.handle.net/10174/27103 |
ISBN: | 978-84-697-8028-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|